Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 16 de Junho de 2021
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela!

Redação - 02 de junho de 2020 - 06:06

Publicado o artigo no Cassilândia Notícias em 6 de junho de 2013
Publicado o artigo no Cassilândia Notícias em 6 de junho de 2013

Alcides Silva: Língua Portuguesa, inculta e bela!

Acerca de

Faz tempo, tratei aqui do emprego das locuções ‘acerca de’, ‘a cerca de’ e ‘há cerca de’. Solicitaram-me que voltasse ao assunto. Vamos lá.


Acerca de (do latim ad circa = em redor), com o e tônico fechado e o a inicial ligado é uma locução prepositiva e significa a respeito de, sobre: Os comentários foram acerca do dos jogos do Brasileirão. Normalmente a locução prepositiva, é formada de advérbio seguida da preposição de, a ou com.


Acerca (sem a preposição de é um advérbio com o significado de junto, próximo, perto).


Antigamente alguns gramáticos aconselhavam empregar-se acerca de quando o que se falava era significativo: Falaram acerca do baile (significando que o assunto baile foi tratado a fundo); quando o assunto fosse referido superficialmente, sobre: Falaram sobre você (foi lembrado); Falaram acerca de você (você foi o assunto principal). Hoje já não se faz mais essa distinção e tanto se usa acerca de quando o assunto é simplesmente referido ou amplamente esmiuçado.


A cerca de, com os elementos separados (cerca de é que é a locução prepositiva, com significado de perto de, próximo de, junto de, aproximadamente, etc. e o a é a preposição), expressa:


1 - idéia de tempo futuro: Só voltaremos a nos reunir nesta mesma sala a cerca de três meses;
2 - idéia de distância: O novo pesqueiro fica a cerca de dez quilômetros da foz do rio.


Há cerca de, com h. Locução prepositiva expressando perto de, aproximadamente, mais ou menos, e o há, verbo haver, impessoal, com sentido de fazer é usado:
1 - em orações que indicam tempo decorrido: Há cerca de dez anos ele mora naquela mesma casa;
2 - em orações que indiquem a existência de quantidades aproximadas: Há cerca de trinta candidatos para o cargo.


Lembretes importantes: Quando se referir a tempo, o verbo haver só pode ser usado com referência ao passado, tempo decorrido: Esteve aqui há cerca de vinte dias. Para o tempo futuro emprega-se sempre a preposição a: Daqui a cerca de duas semanas estaremos no inverno. Quando se referir a distância, usa-se também a preposição a: Estive a cerca de dois metros e não vi o acidente. Se o significado da locução prepositiva for a respeito de ou sobre, escreve acerca de: Comentava-se acerca do sucesso da Festa das Nações.


A palavra cerca, nos exemplos acima, é sempre o advérbio formador da locução prepositiva. Mas cerca também pode ser substantivo quando derivada do verbo cercar e com o significado de obra de fecho de um terreno ou demarcação de uma propriedade: De cerca a cerca o lote mede doze metros de largura - O sítio possui excelente cerca de arame farpado.


Finalmente, existe ainda a forma verbal acerca (com o e tônico aberto, 3ª pessoa do presente do indicativo de acercar, que é verbo transitivo direto e também pronominal) com sentido de abeirar (-se), achegar (-se), aproximar (-se), avizinhar (-se): Ele sempre se acerca de bons auxiliares.

SIGA-NOS NO Google News