Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agepen usa visita virtual para garantir contato de presos com familiares

Informação foi repassada pelo Diretor da Unidade de Cassilândia, José Carlos Marques.

Redação - 01 de maio de 2020 - 11:20

Foto: Governo de MS
Foto: Governo de MS

Em entrevista exclusiva ao Cassilândia Notícias, o Diretor da Unidade Prisional da Agepen de Cassilândia, José Carlos Marques, afirmou que a unidade começará a realizar a visita virtual das famílias com os detentos da cidade. "Estamos organizando a parte tecnológica e acreditamos que, na próxima semana, já poderemos iniciar as visitas virtuais", destacou José Carlos.

A medida visa impedir que ocorra a contaminação de algum detento pelo coronavírus, o que poderia causar uma contaminação de toda a população carcerária, bem como dos funcionários da Agepen.

O PROJETO

Um projeto piloto sobre visita virtual de familiares está sendo desenvolvido na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, na Capital. A ferramenta utiliza a mesma tecnologia de videoconferências.

A ação, que começou este mês, é uma iniciativa da direção do presídio e servirá de modelo para outros estabelecimentos prisionais do Estado, já que a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) quer instituir os encontros virtuais como meio de garantir a atenção familiar aos detentos, em época de necessidade de evitar contatos físicos por conta da pandemia. A medida é uma orientação nacional que já está sendo aplicada em outros estados.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a inovação permite maior controle dentro da unidade penal, com a diminuição de entrada e saída de visitantes, assim como aproxima a família, essencial no tratamento penal e processo de ressocialização.

“A intenção é expandir essa iniciativa para outras unidades penais da Capital e do interior, aperfeiçoando ainda mais os serviços realizados pelos servidores através da tecnologia”, ressalta o dirigente.

Conforme Aud, uma equipe de servidores penitenciários já está fazendo testes em outros presídios e a intenção é possibilitar o serviço o mais rápido possível, aproveitando o que já tem de disponível nas unidades penais, sem custo para a instituição.

O diretor da Penitenciária da Gameleira, Flávio Rodrigues Marques, explica que a ideia surgiu a partir da suspensão das visitas, mas deverá ser uma ação continuada quando os encontros presenciais forem retomados, principalmente para atender quem é de fora. “Esse foi um mecanismo encontrado para sanar uma dificuldade atual, mas que pode atender essas outras demandas e assegurar esse contato”, comenta.

Presídio de regime fechado da Gameleira é pioneiro na operacionalização das visitas virtuais em MS.

Para isso, estão sendo utilizados equipamentos de videoconferência (computadores, microfones e webcams), já instalados na penitenciária que são usados nas audiências judiciais virtuais. Para a realização da visita, basta que a família tenha um celular, tablet ou computador.

A comunicação é feita através de um site chamado Whereby, que foi sugerido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Agepen, pois atende as necessidades do processo. O primeiro contato é realizado por alguém responsável da penitenciária, agenda um horário e é conectado conforme combinado com o familiar.

A plataforma online permite o acesso somente com a autorização do presídio, ou seja, se o contato não for aceito pela unidade não é possível se conectar com outra pessoa. Além disso, também é possível realizar a gravação de toda a visita virtual.

Por enquanto, 10 internos da penitenciária da Gameleira solicitaram realizar o procedimento, dos quais cinco já foram atendidos. A proposta é que a visita virtual para cada reeducando do local aconteça uma vez ao mês, com tempo de duração de dez minutos.

Também está em fase de teste no presídio, o atendimento de advogados neste mesmo sistema online, para os profissionais que tiverem interesse.

SIGA-NOS NO Google News