Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Volta a ser proibida a comercialização de transgênicos

Agência Brasil - 10 de setembro de 2003 - 09:07

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília (DF), cassou ontem (8), por 2 votos a 1, a liminar que, em tese, favorecia a comercialização de soja transgênica no país. Assinada no mês passado pela juíza do TRF da 1ª Região, Selene Maria de Almeida, a sentença suspendia decisão judicial de primeira instância que proibia a liberação comercial de soja Roundup Ready sem prévia realização de estudo de impacto ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (Rima).

Ainda ontem o Ministério do Meio Ambiente (MMA) emitiu nota adirmando que "o provimento do Agravo Regimental proposto pelo Institutop de Defesa do Consumidor (Idec) e Ministério Público Federal contra a liminar concedida pela Desembargadora Selene Maria de Almeida, vem ao encontro do entendimento do MMA da necessidade de realização de Eia/Rima e o seu conseqüente licenciamento ambiental para o plantio em escala comercial da soja transgênica. Com isso, fica restabelecida a decisão de primeira instância proferida pelo Juiz Federal Antônio Prudente".

O ministério ressalta ainda "que mesmo antes do deferimento do Agravo, o plantio comercial da soja transgênica não estava autorizado, pois sua liberação comercial continuava condicionada ao licenciamento ambiental de tais atividades, nos termos das Leis 8974/95 e 6938/81 e da Resolução Conama nº 305/02". (Ascom MMA)



SIGA-NOS NO Google News