Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Veja como será o retorno do astronauta brasileiro

24horasnews - 08 de abril de 2006 - 15:34

Depois de oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS) e oito experimentos científicos, o astronauta brasileiro Marcos Pontes volta à Terra hoje. O pouso da nave Soyuz TMA-7 está marcado para as 19h56 (horário de Mato Grosso).

A equipe da Missão Centenário responsável pela operação vai seguir o veículo espacial russo, que deve aterrissar no Cazaquistão.

Ontem, o brasileiro concedeu a última entrevista da nave, falou da ansiedade do retorno e defendeu a missão que custou U$ 10 milhões ao Brasil.

Hoje, o astronauta teve permissão para acordar mais tarde para poder descansar um pouco mais antes da dura aterrissagem, informaram autoridades espaciais russas.

O brasileiro voltará para a Terra acompanhado do americano William MacArthur e do russo Valery Tokarev, que passaram 189 dias na ISS.

Após entrar na atmosfera terrestre, uma cápsula metálica com os três astronautas irá se separar do Soyuz e pousar em algum lugar próximo à cidade cazaque de Arkalyk, onde os astronautas irão enfrentar uma temperatura de 12 graus Celsius negativos, segundo o serviço meteorológico da ex-república soviética.

Quinze aparelhos russos, entre helicópteros e aviões, bem como um hospital móvel americano e veículos todo terreno, irão rastrear a região e prestar assistência.

A nave russa tem um sinalizador que deixará um rastro no céu, como acontece com a passagem de cometas. A idéia é que esse "farol" ajude a equipe de resgate na localização da cápsula.

Marcos Pontes, um tenente-coronel de 43 anos, decolou da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, no último dia 30 de março, acompanhado do americano Jeffrey Williams e do russo Pavel Vinogradov, que irão permanecer na ISS.

Pontes deverá ter uma recepção calorosa no Brasil, que lembrará a do primeiro homem a viajar ao espaço, em 1961, o russo Yuri Gagarin, ídolo de Pontes.

Exames

Os especialistas vão seguir a nave Soyuz desde sua entrada na atmosfera, retirar os astronautas da nave depois do pouso e colocá-los em uma tenda médica portátil, onde serão examinados --o brasileiro Luís Cláudio Lutiis, médico de Pontes, fará parte da equipe.

Após a saída da cápsula, os astronautas demoram algum tempo para se acostumar com a gravidade.

Cerca de duas horas após a chegada, os astronautas seguem de helicóptero para Kustanay, no Cazaquistão, onde concedem uma entrevista coletiva. Na seqüência, embarcam em um avião militar russo rumo à Moscou.

SIGA-NOS NO Google News