Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vacinação começou ontem

02 de maio de 2003 - 09:17

A 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início ontem e prossegue até 31 de maio, na região do planalto, para bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, e até 15 de junho, no Pantanal, para todo o rebanho dos optantes por essa etapa.
Os criadores terão 15 dias, após a data efetiva da vacinação, para fazer o registro em qualquer escritório do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). No planalto, para quem vacinar no último dia (31/5), o registro deverá ser feito até 16 de junho. No Pantanal, a vacinação realizada no último dia (15/6) o registro é obrigatório até 30 de junho deste ano.
Os pecuaristas que forem fazer o registro, em qualquer escritório do Iagro, deverão levar os frascos de vacinas utilizadas, o CT-13 e a Nota Fiscal. Se não efetivarem a vacinação na data, terão de pagar multa de uma Uferms por animal. Para quem não fizer o registro, a multa será de 0,3 Uferms por animal.


A vacinação contra a brucelose, para as fêmeas de três a oito meses de idade continua até o final deste semestre para animais incluído nesta etapa.
A vacinação contra a raiva bovina nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito, Coxim, Corguinho, Bodoquena, Rio Verde, Rio Negro e Jardim é obrigatória, para os produtores que optaram por esta etapa. Em outros locais, quando houver a incidência de morcegos hematófagos, deve-se comunicar imediatamente o escritório do Iagro mais próximo para as devidas providências. A vacina poderá ser adquirida em qualquer loja veterinária, a um custo que varia entre R$ 0,30 a R$ 0,93.

Fonte: Agência Popular

SIGA-NOS NO Google News