Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Uso de máscaras está proibido este ano em São Luís

Ivan Richard , ABr - 22 de fevereiro de 2009 - 08:05

São Luís - Uma tradição do carnaval de São Luís (MA), o uso de máscaras está proibido este ano. A medida foi tomada pela Secretaria de Segurança Cidadã como forma de coibir a violência na cidade. Com isso, os tradicionais fofões, fantasia característica dos festejos de momo, não são mais vistos pelas ruas.

Habituado a brincar o carnaval em São Luís, o aposentado J. Alves, 65 anos, disse sentir falta da tradição. “A festa aqui na capital sempre foi rica em fantasias, brincadeiras, e agora a gente está perdendo isso”, afirmou.

De acordo com a portaria, que entrou em vigor hoje (21) e vale até terça-feira (24), o uso de “máscaras, fantasias, adornos ou brincadeiras que não permitam a identificação das pessoas ou atentem contra a moral ou o decoro da família” será coibido pelos policiais.

Para o administrador Hilton Soares Cordeiro, o aumento do contingente de policiais nas ruas seria mais eficaz do que a proibição das máscaras. “Faltam mais policiais nas ruas. Muita gente prefere ir para o interior [do estado] porque aqui a violência está muito grande”, reclamou ontem (20), durante o desfile do bloco Confraria do Copo, no bairro da Madre Deus, no centro de São Luís.

Contraditoriamente, os turistas que chegavam ontem à noite no Aeroporto Marechal Cunha Machado foram recebidos por personagens fantasiados de fofão. Eles receberam, como lembrança da cidade, um chaveiro com uma miniatura de máscara.

“Estamos mostrando para os turistas o que nós temos na cidade”, disse Diego Pablo, um dos foliões que trabalhava na recepção aos turistas. “Essa proibição dificulta um pouco a festa. Mas precisamos trabalhar para melhorar o carnaval”, ponderou.



SIGA-NOS NO Google News