Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 21 de Setembro de 2021
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Usina: Governo de Rondônia nega autorização ambiental

Sabrina Craide , ABr - 08 de março de 2009 - 13:06

Brasília - A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia negou uma autorização ambiental solicitada pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO). De acordo com a assessoria de imprensa do consórcio, a autorização era para a abertura de acessos no canteiro de obras em uma área que pertence ao estado.

O consórcio garante que o trabalho no canteiro de obras da usina continua normalmente, pois o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já havia autorizado o início da construção da hidrelétrica. A empresa ainda irá avaliar se vai pedir novamente a autorização ambiental para o governo para trabalhar na área do estado.

O governo de Rondônia informou que determinou a suspensão da autorização ambiental porque a construção da usina irá provocar a inundação de uma área de conservação ambiental. De acordo com a nota divulgada pelo governo, se a usina fosse construída no local previsto inicialmente, a inundação não atingiria a área de conservação.

A mudança no local da construção da usina foi anunciada pelo consórcio vencedor do leilão do empreendimento. Segundo os empreendedores, a medida deve diminuir os custos e os impactos ambientais, além de acelerar o cronograma da obra.

Na próxima quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai a Porto Velho visitar as obras das usinas de Jirau e de Santo Antônio, também no Rio Madeira.



SIGA-NOS NO Google News