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Geral

Turismo: as medalhas que dão lucros

Otávio Demasi - 11 de agosto de 2003 - 09:20

As mais de cinqüenta modalidades esportivas conhecidas criam alternativas de geração de eventos, negócios, empreendimentos, possibilitando a junção de prestadores de serviços, fabricantes, fornecedores, atacadistas, lojistas, agregando também, um cem número de patrocinadores, via publicidade e ou ações de merchandising. A criação de esforços comuns, juntando iniciativa privada, setor público, profissionais, clubes, empresários, faculdades, federações, desaguando numa política, que trace diretriz, detecte potencialidades, levante equipamentos, mão-de-obra, elabore calendário de eventos, cursos, visualize enfim, o aumento de fluxo de turistas para núcleos receptores e receitas.
Criação de incentivos, melhoramento aprimoramento e diversificação dos equipamentos, possibilitando incrementar: esportes aéreos, aquáticos, radicais, de campo e ou de quadra, aproveitando todas características geográficas e artificiais. A gestão de uma política turística esportiva que contemple todas as idades, os portadores de deficiências, com aproveitamento dos recursos humanos do núcleo, espacejando as atividades no decorrer do ano, dando suporte à animação e ao calendário anual, impulsionando assim, a comercialização de pacotes turísticos de caráter local e ou regional.
O evento esportivo possui a característica de atrair mídia, possibilitando expandir mercados, pois atinge inúmeros núcleos emissores. Dentro do parâmetro custo-benefício tal exposição, suplanta todos os custos, pois alonga o interesse do potencial comprador pelo núcleo.
Implementar e reforçar no núcleo receptores equipamentos urbanos, que podem ser patrocinados pela iniciativa privada como: barras, rampas cimentadas para flexão, demarcação no chão para incrementar cooper, campo de futebol, squash, pista de aeromodelismo, tanque de nautimodelismo, trilhas para caminhadas, rampas para esportes aéreos, tabuleiros nas praças para xadrez, dama, entre outros, ampliarão o estoque de oportunidades de gastos. A um custo maior estão as ciclovias e com elas bicicletários. Os meios de hospedagem e academias de ginástica podem em convênio, oferecerem custos reduzidos para os hóspedes malharem já que o cultivo do corpo rende muita grana.
O turismo de aventura e os esportes radicais encontram um público fiel e crescente. A área de locação de equipamentos tipo, prancha para surf, caiaques, equipamento para vôlei de praia, podem abrir oportunidade de trabalho, com aproveitamento da mão-de-obra local, o que elevará a renda da comunidade Disputar esse nicho de mercado descomunal é ganhar medalhas e gerar divisas.

Otavio Demasi- consultor/jornalistaodtur@ig.com.br

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