Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Agosto de 2022
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

TRF da 1ª Região empossa primeira mulher na presidência

Ana Larissa Albuquerque/ABr - 20 de abril de 2006 - 06:06

Primeira mulher a presidir o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a desembargadora Assusete Dumont Reis Magalhães tomou posse hoje (19) para um mandato de dois anos. O tribunal é o maior do país, atuando em 13 estados e no Distrito Federal, o que corresponde a 80% do território brasileiro. Dos 27 desembargadores da instituição, apenas cinco são mulheres.

Eleita em sessão plenária no dia 16 de março, Assusete Magalhães disse reconhecer o peso histórico de ser a primeira mulher nesse cargo: "Estou ciente do desafio, da luta, da dureza do ofício e da grandeza da incumbência. Assumo a presidência desse tribunal com os olhos voltados para o interesse público, com honra e humildade".

O vice-presidente da República, José Alencar, que compareceu à solenidade de posse, ressaltou que "a mulher tem dado demonstração absolutamente segura de que está em condições de fazer trabalho proficiente". E acrescentou, sobre a importância de as mulheres assumirem cargos como a presidência de tribunais: "Elas têm demonstrado a responsabilidade com que encaram o trabalho, levam muito a sério o que fazem, nos dando certa tranqüilidade. Nós só precisamos aprender a cuidar da casa".

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet, e o procurador geral da República, Antonio Fernando Souza, também compareceram à cerimônia, além do governador de Minas Gerais, Aécio Neves – a nova presidente do TRF-1ª Região é mineira.

SIGA-NOS NO Google News