Geral
TRE sorteia urnas para votação paralela em Mato Grosso do Sul
O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) sorteou, na manhã deste sábado, véspera das eleições municipais, as duas urnas que serão utilizadas para o processo de auditoria conhecido como votação paralela.
O sorteio, cerimônia pública, foi acompanhado por representantes da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Ministério Público.
As urnas sorteadas são de Campo Grande e de Anastácio. Os equipamentos serão buscados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) para serem trazidas para a sede do TRE.
Nesta manhã, um helicóptero da PRF foi deslocado para Anastácio para buscar a urna. Os dispositivos eletrônicos, retirados das cidades, serão substituídos.
Os aparelhos chegam à sede do órgão neste sábado, ficam lacrados e dentro de um cofre da PRF até amanhã (7), segundo explica o juiz de Direito, Olivar Augusto Coneglian.
A votação paralela ocorre neste domingo das 8h às 17h, simultânea à votação. O procedimento simula votos manuais e também na urna, acompanhado por três filmadoras que ficarão acima de cada equipamento para identificar possíveis problemas.
Ao final são conferidos os números de votação a fim de comparar os dados manuais com o das urnas. Ainda segundo o magistrado, o ato é para garantir e atestar que os aparelhos estejam em perfeitas condições de funcionamento.
Tem candidato que se perde a eleição diz que a urna está viciada, afirmou Olivar.