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Telemarketing aumenta 600% durante isolamento; veja como bloquear

Principais ligações são de operadora de telefonia e bancos

Correio do Estado - 03 de maio de 2020 - 12:30

Telemarketing aumenta 600% durante isolamento; veja como bloquear

Desde o início das medidas de restrição de circulação e recomendação de isolamento social, entre fevereiro e abril, ligações e telemarketing aumentaram 600% em Mato Grosso do Sul, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon).

Maioria das ligações são para oferecer planos e pacotes de operadoras de telefonia, além de serviços financeiros, que motivaram diversas denúncias de consumidores incomodados com as ligações indesejadas incessantes.

Para evitar o recebimento deste tipo de ligações de telemarketing, o Procon de Mato Grosso do Sul disponibiliza, em seu site, oBloqueio de Telefones para recebimento de ligações de telemarketing – Bloqtel.

Para utilizar o serviço, consumidor deve realizar um cadastro, diretamente no site, fornecendo números do RG e CPF, endereço com CEP e cadastrar os números do telefone que deseja bloquear para recebimento de ligações. A partir de então, é efetuado o bloqueio e o número indicado não mais ligará para o cliente. Com o cadastro, o consumidor pode acessar sempre que desejar um novo número.

Neste ano, foram catalogados 281 bloqueios , sendo 198 apenas no período de isolamento social. No ano passado, entre fevereiro e abril, foram 33 registros.

De janeiro a abril, as empresas com mais reclamações e bloqueios são a NET com 35 denúncias, seguida pela SKY com 26, Banco Santander com 23 e pela Claro com 15.

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