Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tabagismo: No Brasil, 19% da população fuma

Agência do Rádio - 03 de maio de 2006 - 07:22

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é uma epidemia generalizada e deve ser combatida. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos por doenças relacionadas ao tabaco. Cerca de 19% da população é dependente. A coordenadora do Programa Nacional do Controle de Tabagismo do Inca e do Ministério da Saúde, Tânia Cavalcante, diz que se o percentual for comparado a anos anteriores pode ser considerado um avanço.

"No Brasil a atual proporção de fumantes é de 19%. Foi um avanço muito grande porque em 1989 a proporção de fumantes na população acima de 15 anos era de 32%. Ou seja, houve uma queda importante e na maioria dos estados onde foi pesquisado, exceto no Rio Grande do Sul, que houve uma queda, mas não tão significativa quanto a observada na maior parte dos estados brasileiros onde foi feito esse inquérito nacional."

A mulher gestante deve tomar mais cuidado com o fumo, pois pode prejudicar o bebê. Por meio da placenta, pode passar a fumaça. As conseqüências são diminuição do peso da criança, aceleração dos batimentos cardíacos e possibilidade de morte súbita e aborto.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News