Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ronaldinho Gaúcho vira personagem de cartilha

Alessandra Bastos/ABr - 17 de junho de 2006 - 15:00

Ele tem o dom de paralisar o país para ver o gesto simples de chutar uma bola. Começou a treinar futebol ainda garoto e é um exemplo de saúde, dedicação e disciplina. E agora vai virar personagem de quadrinho. O jogador Ronaldinho Gaúcho entra em campo pelas mãos do cartunista Maurício de Souza como novo personagem da Turma da Mônica.

Maurício de Souza, Ronaldinho e a Turma da Mônica formam o ataque escalado pelo governo federal no combate contra as drogas. Revistas em quadrinhos com o tema, jogos e atividades serão distribuídos às escolas públicas de 1ª a 4ª séries. A campanha "Diga Sim à Vida" será lançada na próxima quarta-feira (21), em parceria com o Ministério da Educação, durante a 8ª Semana Nacional Antidrogas.

O objetivo não é inserir o tema drogas no cotidiano das crianças, mas fortalecer "valores", explica a diretora de Prevenção e Tratamento da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Paulina do Carmo. O esporte, a preservação do meio ambiente, o diálogo familiar e a solidariedade são alguns valores que a "Turminha" vai ajudar a repassar às crianças.

A idéia, de acordo com a secretária, é mostrar que "a vida é muito boa a partir de coisas muito simples", diminuindo os fatores de risco para evitar futuros usuários de droga. Entre os fatores, estão a baixa auto-estima, a indiferença e modelos de identificação negativa, como pais ou professores que fumam cigarros.

Também foram elaboradas cartilhas e livros específicos para pais e educadores. Mais de 20 mil professores de 1ª a 4ª séries de todas as escolas públicas do país devem receber o material, que tem brincadeiras para serem realizadas em sala de aula. "É uma campanha de valorização da vida e de desenvolvimento de atividades saudáveis para crianças, professores, pais e para a comunidade", ressalta Paulina.

SIGA-NOS NO Google News