Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reinvidicada política pública para o leite

Agência Câmara - 04 de setembro de 2003 - 14:34

O engenheiro agrônomo e técnico do Departamento de Estudos Socioeconômicos e Rurais (ONG que atua na área agropecuária) Alvori dos Santos destacou que é preciso uma política pública para a inclusão de novas tecnologias no processo produtivo de leite na agricultura familiar. Segundo o engenheiro, esta é responsável por 30% da produção nacional de leite, sendo que 93% dessa produção se encontra no Rio Grande do Sul. Na década de 90, afirmou, houve uma redução no preço do leite em média de 6,4% ao ano, mas em 2000 e 2002 houve uma elevação no preço da ordem de 1,5%.
O engenheiro pediu para que na política pública a ser reformulada pelo Governo Federal se privilegie a formação de cooperativas e orientações para o pequeno produtor no sentido de facilitar a comercialização; a distribuição do produto de leite e a garantia do capital de giro para pequenos produtores.
Alvori dos Santos enfatizou, ainda, que o Brasil tem um potencial de crescimento para a produção leiteira de 61% e o País importa 37% do seu consumo de lácteos, incluindo o leite em pó, “in natura” e outros derivados.

SIGA-NOS NO Google News