Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rede mobiliza sociedade para reduzir casos de câncer

Agência do Rádio - 12 de abril de 2006 - 08:37

As mortes em decorrência do câncer chamam a atenção das autoridades de saúde do mundo inteiro. Nos países desenvolvidos, o câncer ocupa o segundo lugar no ranking das doenças que mais matam. As do coração são as primeiras. Atento ao problema, o Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer, Inca, vai criar uma Rede de Atenção Oncológica. A idéia é mobilizar entidades governamentais e a sociedade para reduzir os casos de câncer no Brasil. O coordenador de Ações Estratégicas do Inca, Marco Porto, destaca os principais pontos do projeto.

"Houve uma preocupação de se fixar diretrizes nacionais, prioridades para determinados cânceres , metas que se quer atingir, mas não de se construir um plano nacional. Em função destas diretrizes, os estados, respeitados as suas pecualiaridades construirão os planos estaduais naturalmente que em diálogo regular com o ministério, com o Inca e esses planos então procurarão dar conta das diretrizes fixadas. Existe uma prioridade que é uma prioridade de governo, com relação aos cânceres de colo de útero e de mama."

O Ministério da Saúde vai destinar R$ 46 milhões para os planos de ação dos estados, com prioridade para atenção aos cânceres do colo do útero e de mama. A intenção é reduzir a incidência e a mortalidade. A política também inclui a implantação de unidades de alta complexidade em várias regiões, para atender à demanda de pacientes com outros tipos de câncer.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News