Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita Federal alerta sobre e-mails falsos

Agência Brasil - 05 de março de 2009 - 15:41

Brasília - Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, continuam a circular na internet. A Receita Federal alertou sobre mensagens eletrônicas (e-mails) em nome da instituição. O assunto da mensagem é referente à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), que continua sendo motivo para golpes na internet.

A Receita Federal reforçou o alerta para que as pessoas não abram nem respondam mensagens, que chegam em suas caixas postais eletrônicas, em nome do órgão. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

De acordo com a Receita, as quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras dos contribuintes.

A Receita orientou que, ao receber este tipo de mensagem, a pessoa não deve abrir os arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis, que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e excluir imediatamente a mensagem.


SIGA-NOS NO Google News