Geral
Receita do Dia: camarão na abóbora
Receita do Dia
(Para 8 pessoas)
– 1 moranga daquelas laranjas bem grandes (a maior que encontrar)
– 2 garrafinhas de leite de coco
– 2 potes de requeijão cremoso light
– 800 g de camarões médios, frescos e limpos, sem cabeça e sem pele
– 8 a 10 camarões bem grandes, também limpos
– 15 a 20 tomatinhos piccolo maduros cortados em rodelinhas grossas
– 1 cebola média cortada em cubinhos
– 4 dentes de alho picadinhos
– Cebolinha a gosto
– Sal e pimenta do reino a gosto
– 1 fio de azeite extra virgem
Preparo:
Corte a “tampa” da abóbora e retire o miolo com as sementes, transformando a abóbora em um recipiente. A concavidade deve acomodar todo o recheio, mas deixe a polpa inteira nas laterais e no fundo. Embrulhe toda a abóbora em plástico PVC e coloque no microondas por 20 minutos na potência alta. Depois, escorra a água que ficou dentro dela, pincele óleo na casca para ficar brilhante (opcional) e coloque no forno, embrulhada em papel alumínio, por mais 1h ou 1h30, até que fique tenra, mas não muito mole. Depois de cozida, coloque-a de cabeça para baixo sobre uma vasilha para escorrer, novamente, o excesso de água. Reserve.
Para o recheio, tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela antiaderente. Refogue o alho, a cebola e o tomate. Acrescente os camarões temperados e deixe que eles cozinhem até ficarem avermelhados. Em seguida, adicione o leite de coco. Misture e junte o requeijão. Mexa mais um pouco e deixe ferver brevemente. Se necessário, ajuste o sal.
Em uma panela separada, cozinhe os camarões maiores e use-os para decorar a borda da abóbora. Mas tem uma dica: camarões já descascados, como os que comprei, ficam fechadinhos e não consegui abrí-los para enfeitar a abóbora. Portanto, para a decoração, use os camarões ainda com casca, porque depois de cozidos, não enrolam a cauda. No meu caso, como a intenção falhou, usei os graúdos sobre o arroz. Ficou lindo também!
Despeje o caldo dentro da abóbora e coloque no forno médio pré-aquecido por mais 20 minutos, só mesmo para manter a abóbora quente e não esfriar a comida (Eu não fiz isso, achei que o caldo quente era suficiente. Resultado: a comida esfriou super rápido.).
Na hora de servir, coloque a cebolinha picada por cima. Voilá! Saboreie uma comida divina com prazer!!!