Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rastreabilidade será decidida hoje

Sebrae - 01 de agosto de 2003 - 09:19

O programa Cadeia da Carne de Mato Grosso do Sul discute hoje, às 14 horas, um calendário de ações sobre rastreabilidade bovina no Sebrae/MS. O objetivo é reunir os técnicos de todas as instituições que compõem o Núcleo Gestor.
Desde o inicio de julho o programa tem aplicado treinamentos gratuitos sobre Rastreamento de Bovinos e Bubalinos dividido para três públicos: técnicos, produtores e trabalhadores. A intenção agora é definir uma política de ação para rastreabilidade no Estado.
Desde o dia 15 de julho entraram em vigor as novas regras da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atendem uma exigência da União Européia, que prevê que os animais destinados à exportação devem estar registrados a pelo menos 40 dias no Banco Nacional de Dados. O enquadramento da exigência é dado através do Sisbov.
As mudanças começam pela padronização do DIA- Documento de Identificação Animal utilizado para garantir a auditoria e segurança do Sisbov e pelo mecanismo de controle e fiscalização informatizados.
Para evitar fraudes ou irregularidades nos procedimentos, a comprovação de validação do registro do animal será obtida pela autenticação eletrônica monitorada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Núcleo Gestor do programa Cadeia da Carne é formado pela Acrissul, AMAS, ASBRAM, ASPNP, Banco do Brasil, DFA, Embrapa, FIEMS/SENAI, Famasul, Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, Sebrae/MS, Sicadems, Senar, SIC, Sindicouro, Senat e UFMS.



SIGA-NOS NO Google News