Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Publicitária conta como parou de fumar

Agência do Rádio - 30 de maio de 2006 - 09:35

No Brasil, cerca de 19% da população, acima dos 15 anos de idade, fuma. Se comparado a 1989, o índice caiu. A taxa era de 32%. A Organização Mundial de Saúde comemora nesta quarta-feira, 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco. O tema escolhido para este ano é "Tabaco, mortífero em todas as suas formas e disfarces." O objetivo é mostrar para a sociedade que tanto os cigarros regulares, como os considerados lights, os cachimbos e os charutos são prejudiciais à saúde. Para a maioria das pessoas, parar de fumar é uma tarefa difícil. A publicitária Natália Senna conta o que a fez para abandonar o vício.

"Eu parei de fumar há quatro anos. Eu fumei durante seis meses e foi uma fase que eu realmente saía muito e eu sentia necessidade de estar acompanhando as minhas amigas que todas fumavam também. Então naquela época eu fumava três cigarros por dia e eu sentia necessidade. Mas, a partir do momento que eu comecei a namorar, o meu namorado não gostava. Não gostava do cheiro, não gostava porque me fazia mal, também fazia mal à minha saúde, então eu me conscientizei e vi que não valia a pena continuar. Hoje não sinto falta nenhuma, nenhuma mesmo, de fumar."

Cerca de 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil, vítimas do tabagismo. O cigarro pode causar câncer, doenças cardíacas e enfizemas. Quem quer parar e precisa de ajuda pode recorrer ao Disque Saúde. O número é 0800 61 1997. Pela opção seis, a pessoa pode obter informações sobre como parar de fumar.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News