Geral
Projeto prevê estacionamento para oficial de justiça
O Projeto de Lei 6971/06, do deputado Maurício Quintella Lessa (PDT-AL), muda o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) para garantir livre estacionamento aos veículos de oficiais de justiça em diligência, equiparando-os aos veículos prestadores de serviços de utilidade pública.
O deputado lembra que os oficiais de justiça cumprem determinações judiciais fora das sedes dos tribunais e dos fóruns. "Nem sempre é possível o uso de carro oficial, principalmente em pequenos municípios. Assim, não é raro que o oficial de justiça faça uso do seu próprio veículo", explica.
Facilidades
Segundo o parlamentar, não há qualquer previsão de facilidades para que os oficiais de justiça cumpram seus encargos, muitas vezes por total impossibilidade de estacionar e fazer chegar, por exemplo, a citação judicial ao seu destino.
Maurício Quintella Lessa disse que é inquestionável a importância de identificar os veículos dos oficiais de justiça mediante prévia identificação expedida pelos Detrans para que, assim como acontece com os veículos prestadores de serviços de utilidade pública especificados em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) , possam estacionar livremente quando em diligência.
Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição Roberto Seabra