Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Programa Precoce MS ajuda a melhorar qualidade da carne sul-mato-grossense

Programa tornou Mato Grosso do Sul referência nacional, sendo utilizado em todo o país.

Campo Grande News - 26 de janeiro de 2022 - 07:40

Programa Precoce MS ajuda a melhorar qualidade da carne sul-mato-grossense

Com um modelo de política pública que é referência no Brasil, o programa estratégico “Precoce MS” do Governo do Estado foi reformulado e tem impulsionado o Estado a produzir a melhor carne do país.

 “A mudança dos critérios para pagamento do incentivo, incluindo itens de sustentabilidade e tecnificação da produção, reforçou os pontos fortes da propriedade rural e alinhou as metas do programa com os objetivos do planejamento do Governo do Estado”, explica o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que adotou o modelo de reformulação deste para outros programas e se diz extremamente satisfeito com os resultados obtidos.

Em 2020 Mato Grosso do Sul conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas do Consórcio Brasil Central, se tornando referência e sendo utilizado em todo o país para outras cadeias produtivas, como a suinocultura.

Números - No ano passado, o Programa abateu 1.150.189 animais e classificou 950.444 como precoce, pagando R$ 124,68 de incentivo por cabeça. Em 2022 já foram abatidos 21 mil animais precoces, sendo pago R$ 138,51 por cabeça.

Em Mato Grosso do Sul são 805 profissionais habilitados como responsáveis técnicos, 2.592 propriedades rurais cadastradas e conta com 22 frigoríficos credenciados para abater animais dentro do Programa Precoce MS, mas a intenção é aumentar ainda mais os números com a inserção de novos produtores, frigoríficos, empresas independentes de classificação e profissionais responsáveis pelas propriedades rurais.

Análise - A Semagro, além de constantes auditorias, implantou um sistema de inteligência que acompanha em tempo real todos os dados do programa, possibilitando maior segurança de informação.

A análise dos percentuais atingidos pelos produtores em cada critério de sustentabilidade definidos e acompanhados pelo programa, mostram o nível das propriedades cadastradas e são impactantes, já que demonstram o nível tecnológico da pecuária sul-mato-grossense.

Programa - O Precoce MS é operacionalizado pela Semagro, (Sefaz) (Secretaria de Estado de Fazenda) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal do Mato Grosso do Sul).

O programa foi criado em 1992 com o objetivo de incentivar a produção com qualidade e foi totalmente reformulado em 2015, se tornando o atual Precoce MS.

Hoje, além dos aspectos de produtividade, qualidade da carcaça e inserção de atributos de qualidade, o programa busca também o avanço em aspectos sociais e ambientais dos sistemas de produção utilizados.

Assim, os incentivos oferecidos pelo Precoce MS, passaram a ser decorrentes da avaliação que considera o animal - produto, o estabelecimento pecuário - processo, e a padronização do lote abatido.

SIGA-NOS NO Google News