Geral
Pressão por redução do ICMS do diesel continua no Bolsão
Donos de postos de combustível dos municípios da região do Bolsão, no leste de Mato Grosso do Sul, estão angariando apoio político para pressionar o governo do Estado a reduzir a alíquota do ICMS sobre o óleo diesel. Atualmente a tributação de MS sobre o combustível é de 17%. Os comerciantes dizem que estão perdendo competitividade porque do outro lado do rio Paraná, nos postos de São Paulo, a alíquota sobre o diesel é de 12% - o que faz com que caminhões evitem abastecer em MS.
Ontem, uma audiência pública realizada pelo deputado estadual Valdenir Machado (PRTB) levou à Câmara de Três Lagoas donos de postos e lideranças políticas de vários municípios do Bolsão.
A diferença tributária, segundo os comerciantes, é responsável pelo encolhimento do faturamento das empresas e pelo fechamento de 61 postos de combustível.
O Posto Novo Mato Grosso, na saída de Três Lagoas para São Paulo, comercializava 2,5 milhões de litros por mês e hoje vende apenas 150 mil, reclamou Nilton Pires Junior, proprietário de posto, durante a audiência.
De acordo com o deputado, uma nova audiência pública será realizada em Rio Verde.