Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prefeitos da região discutem desenvolvimento integrado

Sebrae - 04 de julho de 2003 - 14:19

Quatro dos 10 municípios que compõem a Costa Leste de Mato Grosso do Sul se reuniram na tarde de ontem, na Unidade Sebrae de Três Lagoas para discutir a possibilidade de realizar ações integradas para o desenvolvimento local.
O encontro foi realizado pelo Sebrae/MS, com o apoio da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul - Assomasul e da Prefeitura de Três Lagoas, com o objetivo apresentar proposta de implantação da metodologia DLIS - Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, aplicado pelo PSDL - Programa Sebrae de Desenvolvimento Local. Atualmente, o DLIS está presente em 36 municípios do Estado, promovendo desenvolvimento econômico, social e qualidade de vida para as comunidades.
Na presença de secretários, prefeitos e representantes de Aparecida do Taboado, Selvíria, Brasilândia e Três Lagoas, o diretor-técnico do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça, destacou a importância da interação entre os municípios para a superação das dificuldades locais.
"O DLIS incentiva a parceria entre comunidade e administração municipal no compromisso com a geração de renda, qualidade de vida e na resolução de problemas comuns", explica Arnaldo Leite, gestor de Atendimento Local do Sebrae/MS, que falou do conceito de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável e das etapas da implantação do PSDL nas localidades.
Para o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brasilândia, Gilberto Silva, a principal barreira para a efetividade das ações nos municípios é a baixa mobilização social. "As pessoas ainda esperam que as soluções partam somente de iniciativas do governo", diz.
De acordo com o secretário, a cidade de Brasilândia está envolvida em cinco projetos de desenvolvimento regional, como o Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável - Coredes/região do Bolsão. "Ainda assim não conseguimos alcançar as reais necessidades do município. Com o PSDL, a idéia é unir todos esses projetos em um único esforço, em conjunto com a população".
Identidade regional - com características muito próprias pela proximidade com os estados de SP, MG e GO os municípios da Costa Leste - Aparecida do Taboado, Selvíria, Brasilândia, Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Inocência, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba tem comportamento cultural diferente das outras cidades de Mato Grosso do Sul, com hábitos voltados para fora do Estado.
A região já realiza ações integradas na área do Turismo. Por conta dessa parceria, foi lançado este ano o Calendário de Eventos da Costa Leste/Região do Bolsão, com atrações turísticas, roteiros e festividades, que devem acontecer no decorrer do ano.
O PSDL vai reforçar essa parceria e fortalecer com foco local, atuando diretamente na transformação de cada município, mobilizando lideranças, governos municipais e estadual, com vistas na formação de comunidades fortes organizadas e sustentáveis.




SIGA-NOS NO Google News