Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Por melhorias no Rio Paraná, MS e mais 4 estados assinam manifestação conjunta

Além de Mato Grosso do Sul, documento foi assinado por Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná

Campo Grande News - 30 de novembro de 2021 - 16:20

Por melhorias no Rio Paraná, MS e mais 4 estados assinam manifestação conjunta
Manifestação é para melhor preservação do Rio Paraná. (Foto: Divulgação)

Em defesa de melhorias para recuperar os reservatórios do Rio Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná assinaram Manifestação Conjunta editada pela ANA (Agência Nacional das Águas), como parte das ações do Grupo Técnico de Assessoramento da Situação da Região Hidrográfica do Paraná (GTA-RH Paraná).

O documento reconhece a necessidade de se buscar a redução da vazão mínima defluente da Usina Hidrelétrica Jupiá para valores abaixo de 3.600 m3/s, no período úmido de 2021-2022, com objetivo de promover as melhores condições possíveis para a recuperação dos reservatórios da região hidrográfica Paraná.

Criado em junho de 2021, o grupo se reúne regularmente para acompanhar a situação na bacia, identificar os impactos sobre os usos múltiplos, propor medidas para mitigar esses impactos e acompanhar a sua implementação.

Nesse sentido, foi identificado que a permanência de baixos volumes armazenados nos reservatórios da RH Paraná, especialmente naqueles em situação de cabeceira, poderá resultar em impactos sobre usos múltiplos, com consequentes impactos sociais e econômicos e também ambientais na própria região hidrográfica e em outras regiões do país.

Os órgãos gestores também indicam na manifestação conjunta que, para o atendimento das condições mínimas de operação dos reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, sejam exploradas, prioritariamente, as vazões incrementais a jusante dos aproveitamentos de Água Vermelha e São Simão e as vazões do Rio Tietê.

SIGA-NOS NO Google News