Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 13 de Agosto de 2022
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pescador é autuado após exibir na internet pintado de 1,52 metro capturado ilegalmente

Infrator foi multado em R$ 2 mil pela pesca irregular do pintado

Midiamax - 01 de julho de 2022 - 17:00

pintado
Pintado foi guardado no freezer. (Foto: Divulgação/PMA)

Um homem de 31 anos foi autuado e multado em R$ 2 mil por pescar um pintado de 1,52 metro de comprimento, tamanho excedido na máxima permitida para a espécie, após exibir a captura pelas redes sociais. O infrator havia congelado o peixe no freezer da residência, em Caarapó, a 274 quilômetros de Campo Grande.

Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), a equipe recebeu denúncias sobre a pesca predatória em grupos das redes sociais, onde o infrator afirma ter pego o peixe durante uma pescaria.

O pescado teria sido levado para um rancho pesqueiro, onde teriam sido realizadas as imagens e a medição e, posteriormente, congelado na residência. Ele informou que teria efetuado a pescaria e entregou o peixe, que estava em um freezer. Os policiais mediram o pescado que realmente estava acima da medida permitida pela norma e foi apreendido.

A espécie capturada tem determinação de tamanho máximo de captura pelas normas de Mato Grosso do Sul, que no caso é de 1,25 metro e o pescador afirmou desconhecer. O pescador disse saber apenas sobre a determinação legal sobre tamanho mínimo de captura, que é de 85 centímetros.

pintado
Pintado é encontrado em rios do Pantanal e da Bacia do Alto Paraguai. (Foto: Governo de MS)

Pintado é ameaçado de extinção

Portaria publicada pelo Ministério do Meio Ambiente atualizou lista de animais em extinção no Brasil e incluiu o pintado, um dos principais peixes dos rios de Mato Grosso do Sul, na relação de espécies que terão pesca restrita. A atualização da lista resulta em proibição de pesca do pintado, mas a regra só entrará em vigor após 180 dias da publicação, que ocorreu em 7 de junho.

Na portaria publicada pelo Ministério, houve atualização da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. A última vez que o rol de espécies havia sido atualizado foi em 2014.

O pintado aparece com seu nome científico Pseudoplatystoma corruscans como o 448º animal da lista de bichos em extinção no Brasil. Essa é a primeira vez que o animal consta na lista nacional, com 1.249 espécies.

A classificação para o animal é de ‘vulnerável’. Na lista do ministério há outras três classificações: ‘em perigo’, ‘criticamente em perigo’, ‘provavelmente extinta’.

SIGA-NOS NO Google News