Geral
Pente fino" encontra 46 celulares e 90 chuços na Máxima
Policiais do Cigcoe (Comando Integrado de Gerenciamento de Crise e Operações Especiais) informaram que, até o momento, foram encontrados 46 celulares e 90 chuços (espécie de faca artesanal) durante o pente fino realizado por soldados da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e da Força Nacional de Segurança Pública no EPSM (Estabelecimento Penal de Segurança Máxima) de Campo Grande. A vistoria era aguardada desde ontem, conforme informou o major PM Reginaldo Medeiros, que participa das ações no local. Por volta das 13h20, terminaram as checagens no Pavilhão II da Máxima, considerado o mais perigoso da penitenciária, onde foram encontrados 15 telefones celulares e armas artesanais (ainda não contadas).
O major Medeiros informou que toda a ação está sendo filmada por uma questão de transparência. Enquanto os policiais continuam o pente fino, um grupo de parentes de detentos continua em frente ao presídio, aguardando notícias sobre as ações da polícia. A expectativa é de que, diante do número de policiais envolvidos, as vistorias sejam encerradas ainda hoje.
Funcionários que atuam na Máxima relatam que a situação é tensa, com os agentes apreensivos quanto ao término das vistorias. A preocupação é com o fato de que, embora os líderes das facções criminosas atuantes no presídio tenham sido transferidos para Naviraí, os soldados de organizações como o PCC (Primeiro Comando da Capital) continuam em Campo Grande.