Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pela 1ª vez em quase 500 dias, não há morte por covid

Estado ficou sem óbitos em outras datas, mas foram dias que tiveram falhas nos sistemas oficiais de dados.

Campo Grande News - 20 de outubro de 2021 - 17:20

Pela 1ª vez em quase 500 dias, não há morte por covid

Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (20) não traz nenhuma morte pela covid-19 em Mato Grosso do Sul. Essa é a primeira vez em 490 dias, que o documento oficial não indica vítimas pela doença.

Desde 17 de junho de 2020, sete datas também não tiveram registros. No entanto, todas elas tiveram problemas no sistema federal ou não houve contabilização oficial. Ou seja, é a primeira vez em que, de fato, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) não insere mortes.

"Há mais de um ano, não tivemos um dia tão bom como esse em anunciar que não tivemos nenhuma morte. A exceção dos dias em que o sistema estava fora. É a primeira vez que a gente anuncia a ausência de óbitos registrados em boletim”, disse o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Recentemente, a pasta divulgou que ficou por 48 horas sem mortes. No entanto, foi por erro no sistema. Os dados daquelas acabaram atualizados dias depois e contabilizadas mortes. Se seguir a mesma metodologia usada nesse momento, que considera a “data de óbito” (dia em que o indivíduo faleceu, e não quando foi inserido em boletim), o Estado está desde sexta-feira (15) sem vítimas da covid. Contudo, esse índice poderá se alterar passados alguns dias.

O último óbito registrado, desta forma, ocorreu no dia 15 de outubro. Trata-se de uma mulher, de 32 anos, que morava em Terenos.

A primeira vítima confirmada em Mato Grosso do Sul foi inserida em boletim do dia 1º de abril. A última data em que o documento aponta zero óbitos é 17 de junho do ano passado. A reportagem apurou que, desde então, entre 6 a 8 de novembro de 2020, em 18 e 25 de setembro e em 9 e 16 de outubro, não será possível encontrar óbitos pela falta de contagem.

SIGA-NOS NO Google News