Geral
''Ouvido biônico'' pode corrigir surdez em crianças
O implante de aparelho em ouvidos de crianças de 2 a 3 anos de idade é a principal novidade do III congresso Triológico de Otorrinolaringologia, que está sendo realizado no Riocentro, zona oeste do Rio. O implante coclear (chamado ouvido biônico) é colocado dentro do ouvido da criança e faz com que ela ouça e adquira uma linguagem. Quanto mais rápido for feita a cirurgia, os resultados serão melhores, afirmou o diretor de eventos da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, Moacir Tabasnik.
Ele disse que o equipamento tem sido utilizado inclusive em pacientes infantis com surdez genética mas, pelo menos por enquanto, o ouvido biônico só era implantado em adolescentes ou adultos que perderam a audição. O Brasil possui 350 mil pessoas que poderiam usufruir desse tipo de cirurgia, mas poucos centros estão habilitados a fazer o procedimento, alertou o médico.
Moacir assinalou que o sistema Único de Saúde (SUS) já está pagando a cirurgia no estado de São Paulo.
Outro tema que está sendo tratado no evento, é o câncer de ouvido, nariz e garganta.
Segundo o especialista, a maior incidência da doença acontece na região laríngea, e pode estar associada à poluição do meio ambiente, maus hábitos de vida, fumo associado com um alimentação inadequada, e o mal uso da voz. Além das conferências, mais 30 empresas estão apresentando novidades em equipamentos cirúrgicos durante o congresso, que terminará no próximo sábado (11).