Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 11 de Setembro de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

"Osteoporose... Isso importa”, diz nova campanha da NOF

Agência Notisa - 30 de maio de 2006 - 09:38

A Fundação Nacional de Osteoporose norte-americana (NOF), que tem sede na cidade de Washington (EUA), anunciou uma nova campanha de conscientização e prevenção deste problema de saúde. Com o slogan (em português) “Osteoporose... Isso importa”, a iniciativa tem como objetivo incentivar a população estadunidense a procurar profissionais de saúde para falar sobre a osteoporose e fornece material informativo sobre a doença na tentativa de ajudar as pessoas a se prepararem para suas próximas consultas médicas.

Esta preocupação parece ser coerente e necessária. De acordo com dados divulgados pela própria NOF, existiriam atualmente 44 milhões de idosos e mulheres e homens na faixa dos 50 anos com osteoporose ou baixa densidade óssea nos Estados Unidos, um número que deve aumentar para mais de 61 milhões em 2020. Em contrapartida, não existe até o momento nenhuma especialidade médica especializada na osteoporose já que o problema é tratado por médicos das mais diferentes especialidades, como endocrinologistas, ginecologistas e ortopedistas.

Diante deste contexto, a campanha da NOF é uma forma de destacar a relevância da doença para norte-americanos de todas as idades e contextos sociais. Para tal, a organização providenciou um material educativo que inclui pôsteres e cartilhas e que será distribuído para profissionais de saúde. Além disso, a Fundação Nacional de Osteoporose tratou de abastecer seu site com parte deste material e com uma lista de respostas para as dúvidas mais freqüentes sobre a doença. O endereço eletrônico também contém uma espécie de teste para que os usuários possam descobrir se já sofrem de problemas ósseos ou possuem alto risco de adquiri-los no futuro.

Em release divulgado pela Fundação Nacional da Osteoporose, Ethel S. Siris, presidente da organização, afirma que “essas ferramentas devem ajudar a educar pacientes, cuidadores e serviços de saúde com relação à prevenção e diagnóstico da osteoporose e tratamento do acompanhamento de fraturas relacionadas a essa doença tão séria”. Judith Cranford, diretora executiva da FNO, também ressalta o papel do material educacional utilizado na campanha. Segundo Cranford, ele “mostra de forma clara e convincente por que e de que forma profissionais de saúde, usuários, grupos de apoio a FNO e organizações populares de todo país devem ser pró-ativos no combate a esta doença que pode ser amplamente tratada e prevenida”.

A Fundação Nacional de Osteoporose foi fundada em 1984 e hoje é a principal organização voluntária dos Estados Unidos dedicada unicamente à osteoporose e à saúde óssea. Para obter mais informações sobre a campanha, basta acessar o site da organização na url: www.nof.org.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News