Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Oncologista alerta para câncer de cabeça e pescoço

Hospital São Domingos - 29 de abril de 2020 - 11:00

Oncologista alerta para câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço é o nono do mundo em incidência e o sexto maior em taxa de mortalidade. Mais de 50% dos diagnósticos são feitos em estágio avançado da doença, pois as pessoas demoram a procurar avaliação médica. No Maranhão, a maior incidência é de cavidade oral e laringe. A principal causa é o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Juntos, aumentam em mais de 10 vezes a possibilidade de aparecimento do câncer de cabeça e pescoço. Lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, aumenta as chances de cura, é o que alerta o cirurgião oncológico do Hospital São Domingos (HSD), Dr. Carlos Bulcão.

Prevenção
O médico explica que o câncer de cabeça e pescoço atinge algumas áreas do corpo: cavidade oral, seios nasais, laringe, faringe, glândulas salivares e tireóide. A prevenção pode ser feita de forma primária e secundária.

A primaria, inclui hábitos de higiene diários, alimentação balanceada, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas, não fumar e praticar atividades físicas regularmente. A secundaria é feita através do exame médico regular, para identificação precoce da doença. no aparecimento dos primeiros sintomas, procurar o médico especializado.

Cuidados
"É importante na hora de escovar os dentes, a pessoa examine a boca para verificar se tem alguma lesão, uma ferida que não cicatriza. Observar persistência de processos inflamatórios de vias aéreas, que não melhoram, com o passar do tempo. Rouquidão persistente. Nódulo cervical, que aumenta de tamanho. Precisam ser investigados pelo especialista", alerta Dr. Carlos Bulcão.

Tratamento
Assim que surgir os sintomas, o paciente precisa procurar ajuda médica. "Identificando a neoplasia, o paciente precisa do tratamento o quanto antes. Quanto mais precoce for o diagnóstico, o sucesso do tratamento é maior. Em geral, o tratamento do câncer de cabeça e pescoço é realizado por: cirurgia, quimioterapia e radioterapia".

O tratamento deve ser individualizado, de acordo com o tipo histológico, estágio da doença e a condição clínica do paciente, detalha o cirurgião oncológico.

No HSD
O Hospital São Domingos oferece toda a estrutura e profissionais especializados, com equipe multidisciplinar, para atender com segurança e qualidade os pacientes. Neste segundo semestre deve estar sendo inaugurado o serviço de radioterapia, ampliando a oferta de serviços do hospital na área de oncologia.

Fique atento
- Lesões na boca que não cicatrizam

- Processos inflamatórios persistentes, como rinite e sinusite

- Rouquidão persistente

- Nódulos cervicais em crescimento

Prevenção
- Hábitos de higiene diários

- Alimentação balanceada

- Não ingerir bebidas alcoólicas

- Não fumar

- Praticar atividades físicas regularmente

SIGA-NOS NO Google News