Geral
OMS detecta mutação no vírus da gripe aviária
Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) constataram uma leve mutação do vírus H5N1, da gripe aviária, em uma família da Indonésia e até indícios de contágio entre pessoas dessa família.
Os cinco familiares foram contaminados pela mesma cepa do H5N1, mas o vírus sofreu mudança na sexta vítima, uma criança, que aparentemente transmitiu o vírus modificado para o pai. A porta-voz da OMS, Maria Cheng, afirmou que os resultados partiram de uma investigação realizada sobre a família indonésia, do norte de Sumatra, que morreu em maio.
"Foi descoberta uma mutação, mas o vírus não mudou para uma forma com maior capacidade de contágio porque não passou do grupo afetado", destacou. "Não temos certeza absoluta que existiu contágio entre humanos. Isto é muito difícil de provar.
O que dissemos é que, pela primeira vez, as evidências epidemiológicas indicam que pôde ter ocorrido transmissão entre humanos", comentou o doutor Otávio Oliva, responsável regional de Doenças da OPS/OMS. A informação foi publicada no jornal Valor Econômico.