Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

OMS detecta mutação no vírus da gripe aviária

23 de junho de 2006 - 16:03


Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) constataram uma leve mutação do vírus H5N1, da gripe aviária, em uma família da Indonésia e até indícios de contágio entre pessoas dessa família.

Os cinco familiares foram contaminados pela mesma cepa do H5N1, mas o vírus sofreu mudança na sexta vítima, uma criança, que aparentemente transmitiu o vírus modificado para o pai. A porta-voz da OMS, Maria Cheng, afirmou que os resultados partiram de uma investigação realizada sobre a família indonésia, do norte de Sumatra, que morreu em maio.

"Foi descoberta uma mutação, mas o vírus não mudou para uma forma com maior capacidade de contágio porque não passou do grupo afetado", destacou. "Não temos certeza absoluta que existiu contágio entre humanos. Isto é muito difícil de provar.

O que dissemos é que, pela primeira vez, as evidências epidemiológicas indicam que pôde ter ocorrido transmissão entre humanos", comentou o doutor Otávio Oliva, responsável regional de Doenças da OPS/OMS. A informação foi publicada no jornal Valor Econômico.

SIGA-NOS NO Google News