Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O município de Cassilândia deve ser incluído

Agência Brasil - 10 de outubro de 2003 - 09:13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar até o fim do mês a primeira parte do programa que vai garantir luz elétrica e abastecimento de água em áreas rurais do país, e a produção de mamona como alternativa de fonte de energia. A informação é da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Ela informou que o Ministério está reestruturando o Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e Municípios (Prodeem), que no governo anterior enfrentou problemas com o cumprimento de algumas exigências do Tribunal de Contas da União (TCU). "Nós estamos revitalizando o programa. Vamos retomá-lo em outras bases", disse.

A ministra adiantou que dentro do programa de universalização da luz elétrica e abastecimento de água, o governo vai dar importância maior aos poços de água e bombas à base de energia fotovoltaica (dispositivo fotossensível em que uma tensão é gerada por um efeito fotelétrico interno). "Muitas vezes são lugares ermos. Temos um levantamento de que podemos ter em torno de 600 poços de água."

Dilma Rousseff esclareceu que a Petrobras, parceira no programa de universalização, vai reabrir poços de exploração onde foi encontrada água. Informou ainda que o Serviço Geológico Nacional, subordinado ao Ministério de Minas e Energia, está fazendo uma análise dos recursos hídricos do semi-árido para o desenvolvimento da política que o governo vai definir para o setor. Segundo informação do governo estadual, Cassilândia, que estava no Luz no Campo, deverá ser incluido no programa a ser anunciado.

Cristina Índio do Brasil

SIGA-NOS NO Google News