Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novo foco de aftosa é identificado no Mato Grosso do Sul

Cecília Jorge / ABr - 20 de abril de 2006 - 14:25

Um novo foco de febre aftosa foi identificado no Mato Grosso do Sul, o que eleva para 33 o número de casos no estado desde outubro. Segundo o Ministério da Agricultura, o foco abrange uma propriedade rural localizada na região sudeste do município de Japorã, próximo à fronteira com o Paraguai. A identificação de febre aftosa ocorreu durante uma inspeção de rotina do serviço veterinário oficial.

Ao todo, a fazenda possui 137 bovinos e todos serão abatidos por medida preventiva. De acordo com análise do Departamento de Saúde Animal (DAS), 10 animais apresentaram sinais clínicos da doença, mas apenas um teve resultado positivo no exame sorológico.

A propriedade está localizada na região isolada desde outubro, quando foram identificados focos da doença. Mais dois municípios, Eldorado e Mundo Novo, também fazem parte da área interditada, que não será ampliada por causa do novo foco.

Até o momento, 33.741 animais foram sacrificados nos três municípios. Mais da metade do rebanho de Japorã foi abatido, de cerca de 47,6 mil bovinos mais de 27 mil foram mortos. Em Eldorado, foram sacrificados 3.938 e em Mundo Novo, 2.683.

Com informações do Ministério da Agricultura

SIGA-NOS NO Google News