Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nasce o segundo bovino clonado da Embrapa

Agência Brasil - 16 de setembro de 2003 - 10:15

A Embrapa informou hoje o nascimento de mais um clone bovino, a bezerrinha "Lenda da Embrapa", da raça holandesa, ocorrido no último dia 4, no Campo Experimental Sucupira, no Distrito Federal (DF). "Lenda" foi clonada a partir das células da granulosa - que circundam o óvulo - da fêmea bovina T. Melo Lenda, de elevado valor genético, morta por acidente em 5 de novembro de 2002.

A clonagem a partir de células retiradas de um animal morto abre para a ciência um excelente precedente, já que além de possibilitar a recuperação de animais de alto valor produtivo, pode ser usada também para regenerar animais silvestres ameaçados de extinção que, freqüentemente, são vítimas de acidentes, especialmente atropelamentos.

O novo clone, que nasceu com 45 quilos, vem sendo avaliado desde o nascimento, no que se refere a padrões comportamentais, clínicos, genéticos e de desenvolvimento, com o apoio do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB), que efetuou os exames hematológicos e bioquímicos, e da empresa Genomax, que realizou os exames de DNA. Segundo Rodolfo Rumpf, pesquisador líder da equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), todas as etapas ocorreram dentro dos padrões normais e até o momento não foi necessário nenhum tipo de tratamento especial. (Ascom Cenargen)

SIGA-NOS NO Google News