Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: volta aos treinos sem lesão

Mundo Fitness

Sua Corrida - 28 de setembro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: volta aos treinos sem lesão

Após uma pausa, é comum as pessoas estarem cheias de vontade de encarar os treinos. Mas, tome cuidado! Mesmo que você não tenha interrompido a rotina de exercícios por muito tempo, nosso corpo perde condicionamento quando ficamos parados. Se você voltar a correr forte, no ritmo que estava acostumado antes, pode acabar com alguma lesão.

Isso porque, a comilança no fim de ano, a pausa nos exercícios e (se for seu caso) o consumo de bebida alcoólica comprometem os músculos, deixando-os menos resistentes e mais fracos. Portanto, nesse início de temporada, antes de encarar treinos intensos, é interessante fazer uma avaliação física com um fisioterapeuta ou um educador físico.

Após detectados possíveis déficits de força muscular e controle motor do movimento, um bom programa de fortalecimento deve ser realizado. Nessa fase, é essencial seguir um trabalho de base que combine corrida e musculação, para deixar o corpo do atleta pronto para suportar o calendário de provas que está por vir. Dependendo do caso, esse período pode durar um, dois ou até três meses.

Após a base, é indicado seguir fazendo atividades de força de duas a três vezes por semana – seja na academia ou em uma clínica de fisioterapia especializada. Esse trabalho complementar ajuda bastante a encarar a rotina de treinos sem lesão.

Se você tomar todos os cuidados necessários agora, reduzirá bastante o risco de contusão durante o ano todo e terá condições de alcançar os resultados planejados!

*André Nogueira é fisioterapeuta, especializado em esportes e sócio-fundador da Club Físio, em São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News