Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: você sabe como evitar a cãibra?

Mundo Fitness

Saúde Plena - 22 de outubro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: você sabe como evitar a cãibra?

A cãibra afeta milhares de pessoas. Geralmente, atinge a panturrilha, os pés ou os dedos, em função do desgaste que essas áreas sofrem ao longo do dia. Essas regiões estão em constante movimento e acabam perdendo nutrientes mais rápido. A cãibra nada mais é que uma contração parcialmente involuntária dos músculos, que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área atingida. Essa dor é um alerta que o corpo produz sinalizando que é preciso repor sais minerais, como o potássio e o sódio, e também água.

Todo mundo já escutou dizer que comer banana evita cãibra, mas, além dela, outras práticas podem ser inseridas no dia a dia para melhorar e impedir esse desconforto. Segundo o fisiologista Paulo Augusto Amorin, a banana é sim rica em potássio e é um dos principais alimentos minerais responsáveis pelo equilíbrio hidroeletrolítico, e isso faz com que ajude na prevenção da contração. Porém, se não houver a reposição das demais substâncias, principalmente a água, o equilíbrio não será alcançado.

A cãibra está ligada diretamente aos hábitos de vida de cada um, e, além da alimentação rica em nutrientes, o fisiologista apresenta medidas simples que podem ajudar no combate e na diminuição desse desconforto:

Usar calçados adequados e confortáveis para práticas esportivas ou para quem fica muito tempo em pé
Tomar muita água
Fazer alongamento e aquecimento antes de exercícios físicos e depois e no final do dia
Respeitar o limite físico para não causar exaustão
Evitar alimentos e bebidas diuréticas para amenizar a perda de nutrientes

Caso as cãibras sejam frequentes com todos esses cuidados diários, o fisiologista Amorin aconselha procurar um acompanhamento médico.

SIGA-NOS NO Google News