Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: vença a preguiça

Mundo Fitness

Diário da Região - 18 de janeiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: vença a preguiça

Não tem desculpa. Segunda-feira é dia de academia. Se seu professor já alertou sobre não burlar o ''treino no começo da semana é porque certamente você é um sabotador dos exercícios físicos. Para conquistar barriga definida ou perda de peso, é preciso ter persistência e 100% de compromisso, assiduidade. Especialistas dão dicas para ajudar na manutenção da boa forma, mesmo quando a preguiça, a gula e os imprevistos sem muita importância falam mais alto.

Lucas Zanardi, professor da Academia Solo, afirma que é preciso vencer a preguiça de segunda-feira e a animação da sexta-feira. "Nestes dias, geralmente, a academia é trocada por uma horinha extra de sono e pelo churrasco e balada com os amigos", revela. Segundo o professor, organizar a semana é uma conduta-chave para não ser vencido pelo desânimo. "É importante criar uma meta e seguir a programação semanal dos exercícios físicos e evitar a perda de regularidade e resultados."

A alimentação é um dos pilares para manter a boa forma. Assim, a sobremesa calórica e a pizza cheia de recheio não estão liberados quando se quer perder peso, por exemplo. "Se você for chamado para ir a uma feijoada, é melhor recusar o convite", afirma Zanardi. Isso não quer dizer que você precisa ficar sem comer. "É bacana seguir uma orientação de um especialista e consumir alimentos saudáveis e corretos para cada atividade, como carboidratos para dar energia e proteínas para a reconstrução muscular. Tudo vai depender do objetivo."

Todo mundo quer ficar conectado o tempo todo. Mas o celular também atrapalha o treino. Nat Barros, nutricionista, educadora física e personal trainer, afirma que um bom treino deve durar cerca de uma hora e precisa-se respeitar os tempos de intervalo entre as séries e ficar concentrado. No entanto, com um telefone na mão, fica impossível resistir àquela olhadinha nas redes sociais. "Aí você resolve curtir ou responder a uma mensagem e seu treino já era. Perde-se o estímulo para o crescimento muscular."

Ter uma parceiro de academia é um ótimo recurso para manter o estímulo. Um dia, você pode estar desanimado e ele empolgado, ou vice-versa. Desta forma, um ajuda o outro. Por outro lado, algumas pessoas perdem o foco e ficam batendo papo durante a aula com amigos ou paquerando. "Amigos que conversam demais podem sabotar seu resultado, fica a dica", avisa Nat Barros. A demora para enxergar os resultados não pode ser um desculpa para faltar às aulas.

Nat Barros fala que, se o motivo principal na academia é o emagrecimento, é preciso ficar atento ao que você anda comendo nas outras horas em que não está treinando. "Muita gente se mata de treinar durante uma a duas horas e as demais do dia come sem o menor controle. Para emagrecer, vale a regra: dieta mais treino é igual a resultado. Já para o crescimento muscular, é preciso de tempo para que o músculo se adapte e cresça. A regra é dieta, treino, repouso, paciência e, no final, resultado. Não desanime com a demora dos resultados, avalie primeiro se você está fazendo tudo certinho."

Paciência para o resultado

Mais que um educador, os professores de academias muitas vezes atuam como orientadores e incentivadores. Rafael De Freitas Barros, personal training da Swim Gym, conta que deixa no ar algumas perguntas para seus alunos, como "o que você quer para daqui um ano?" ou "está disposto a treinar com dedicação e conquistar seus objetivos?". "Eu sempre falo para o aluno levar em consideração os resultados que ele busca e que o 'deixar para amanhã' não irá ajudá-lo a conquistar tais objetivos."

Segundo Barros, a conquista de resultados do treino leva tempo. "Não existe imediatismo no treinamento e a paciência é algo muito necessário", alerta. A alimentação, por exemplo, é 70% importante no resultado final. Mudar alguns exercícios físicos também é bom, pois evita que o aluno se canse e pare de treinar. Além disso, o aluno tem de tentar deixar os problemas no trabalho ou em casa fora da academia. "Desta forma, ele estará mais focado e terá melhores resultados."

Dicas

Se você não tem um personal à sua disposição para variar seus treinos, provavelmente, terá uma daquelas planilhas elaborada pelos instrutores da academia. Muitas vezes, o treino fica tedioso porque você já está muito tempo com os mesmos exercícios e vendo pouco resultado. É hora de conversar com o professor e pedir para trocar o treino. Isso também vale para os grupos musculares que você não gosta tanto de trabalhar. Existem exercícios bem desafiadores que dão mais vontade de fazer

Muita gente fica com vergonha de ir para uma academia porque está acima do peso. No entanto, lá é exatamente o lugar que pessoas que querem perder peso e melhorar a silhueta devem estar. Se você é uma dessas pessoas, corra para uma academia e comece sua mudança

Deixe de lado a preguiça de levantar cedo para treinar. Procure dormir cedo e acorde assim que o despertador tocar. Lave o rosto e vá à luta

Se você estiver fazendo uma alimentação pesada, rica em alimentos gordurosos, industrializados e açucarados, sua energia e disposição podem ser bastante afetadas e certamente diminuirão o ânimo em ir para à academia treinar. Aposte em uma alimentação mais leve, como carnes magras, carboidratos complexos, frutas e castanhas

SIGA-NOS NO Google News