Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: quanto tempo de exercício precisamos fazer por dia?

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 27 de julho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: quanto tempo de exercício precisamos fazer por dia?

Estudos recentes mostram a eficácia da realização de um minuto de intenso exercício físico. O método, tido como ideal para quem não gosta ou não dispõe de tempo para a prática de atividade, entretanto, chama a atenção para algo mais complexo. Coloca a sociedade para pensar naquilo que deseja pra si.

Sempre se discutiu a real necessidade que temos de exercício: duração, frequência, intensidade, formato, etc. A verdade é que a busca por minutos preciosos no dia a dia tão acelerado, somados à falta de capacidade de se pensar modelos de atividades físicas que não fossem tão chatos tornaram essa necessidade de encurtar ou diminuir o tempo quase numa obsessão.

Está se tentando empurrar o exercício goela abaixo da sociedade, num formato chato e desagradável, que dói, faz as pessoas suarem e que, somado à falta de entendimento, se transforma em desmotivação. Isso faz com que muitos desistam precocemente. E nessa toada, pesquisadores buscam soluções para que a atividade física não dure muito, para que as pessoas possam se livrar dela rapidamente.

A resposta ideal para a pergunta sobre quanto tempo de exercício cada um precisa fazer é mais ou menos o tempo de sua vida. Sim. Temos que fazer exercício durante a vida toda. Como exercício, entenda-se a realização de movimentos, que não necessariamente precisam ser dentro da academia ou com roupa de ginástica.

O movimento pode ser realizado no trabalho, quando existe alguma demanda física acima da sua média normal de vida. Pode ser durante seus deslocamentos diários ou ainda em clubes, parques ou outros ambientes que vão além da academia.

É preciso mudar a forma como se pensa e, principalmente, como se transmite a atividade física. Afinal, quando faz algo que lhe agrada, pensa em aproveitar a ação por mais tempo, não em executá-la rapidamente para se livrar dela.

Sem a exata compreensão sobre a importância, os benefícios e a dinâmica envolvida na realização de cada movimento, a atividade física fica chata, cansativa, repetitiva, além de dolorida, um verdadeiro convite ao sedentarismo.

A atividade física tem imensurável valor vital. Mas, para que possa gerar esse valor, ela precisa ser regular, ser realizada ao longo de toda uma vida. E o grande segredo para fazer algo de maneira regular ao longo de tanto tempo é torna-lo agradável. É pensar em transformar a experiência do exercício em compreensível e prazerosa.

Os profissionais de ponta da área de educação física estão realizando essa transformação de maneira muito inteligente, tornado o exercício amigável para o usuário, com conteúdo, psicologia, comunicação, marketing, gestão inteligente e, principalmente, pensando em pessoas antes de técnicas.

É possível fazer com que todos sintam vontade de praticar exercício. Basta adaptar a atividade para as pessoas e não as pessoas para a atividade.

Para isso, cabe aos profissionais se especializarem em pessoas e não primordialmente em técnicas, principalmente àquelas que têm dificuldade de começar e dar sequência no exercício e que são esmagadora maioria da população.

Essa transformação é fundamental. Enquanto apenas as técnicas de treinamento forem estudadas se pensando em efetividade numérica pura e simplesmente pela fisiologia que seria a ideal do corpo, como se as pessoas fossem máquinas, nada se conseguirá.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News