Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 28 de Setembro de 2021
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: quando inserir a criança numa atividade física?

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 26 de julho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: quando inserir a criança numa atividade física?

Muitos pais, principalmente aqueles com filhos hiperativos ou muito agitados, pensam que a inserção da criança em alguma atividade física pode ajudar a gastar ou canalizar o excesso de energia de seus pequenos. Porém, ficam na dúvida se há idade mínima para inicia-los na prática de alguma modalidade.

De acordo com o coach e professor de educação física Cristiano Parente, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness, essa inserção pode sim acontecer desde os primeiros anos de vida. “Aprender habilidades e movimentos, sabendo da importância que eles terão para toda a vida, além de criar cultura e hábitos saudáveis, são lições que devem sim fazer parte da criança. Quando isso se dá desde os primeiros anos de vida, aliás, fica muito mais fácil dela manter-se ativa na comparação com adolescentes ou adultos que descobriram tardiamente a necessidade de praticar uma atividade física”, explica Parente.

Mais do que criar cultura, diz o educador físico, “quem pratica regularmente essa cultura do movimento desenvolve melhor o organismo e de maneira mais saudável, com mais habilidades e capacidades, inclusive sociais e cognitivas, sem contar que como benefício também tem o fato de gastar o excesso de energia dos pequenos”.

Cristiano Parente, porém, orienta os pais que se atentem à diferença entre a prática de uma atividade física e a prática de um esporte. “O esporte envolve uma atividade competitiva e vai levar o filho a aprender ou desenvolver uma habilidade em um jogo que tenha competição. Nesse sentido, apenas as crianças com esse perfil se sentirão motivadas. Isso é diferente de colocar a criança para praticar diversas atividades ou movimentos que não sejam diretamente relacionados ao esporte”.

Quando, aliás, se fala em movimento, Cristiano Parente destaca que o ideal é que se pratique todos os dias um pouco de exercício, um pouco de movimento. “Num dia pode ser a caminhada até a escola, noutro pode ser uma aula de alguma modalidade, e em outro dia pode ser brincar no prédio. Essa prática diária com o máximo de variabilidade possível é bacana até mesmo para deixá-la entender e vivenciar diversas situações”, explica o coach, que conclui: “assim, ela procurará a atividade que se sinta mais confortável, competente e integrada, adquirindo o hábito saudável do movimento e da prática da atividade física, de modo que chegue na adolescência com esse hábito e alcance a fase adulta com esse conceito de movimento tão embutido que seguirá uma vida ativa, definitivamente longe do sedentarismo”.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News