Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: ganho de massa muscular sem dor

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 20 de janeiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: ganho de massa muscular sem dor

A frase tão falada nas academias de musculação “no pain, no gain”, traduzida “sem dor, sem ganho”, foi por muitos anos o estímulo para cerca de, segundo as estimativas, 1% da população, formada por pessoas que gostam de treinar até a exaustão. Por outro lado, a mesma frase serviu de espanto da prática de atividade física para muitos, por não se imaginarem tendo que realizar séries com “ardência muscular”, a chamada “queimação”, conhecida por quem um dia já fez pelo menos um exercício até alcançar a falha.

Surge, então, a questão: é necessária uma alta intensidade, seguida por desconforto e dores praticamente todos os dias?

A resposta é não. Estudos mostram que, com um treinamento evolutivo bem elaborado, sem necessariamente haver dores musculares e desconfortos, qualquer pessoa pode se valer de melhoras fisiológicas. Isso vale tanto para crianças e adolescentes, quanto para adultos e idosos.

Claro, é importante destacar que o treinamento é um incentivo à uma adaptação do corpo e que, em treinamentos mais leves, as alterações serão menores do que em treinamentos mais intensos.

Mas, se você tem como objetivo a sua saúde, treinos com baixa intensidade e elevação gradativa da intensidade podem sim lhe dar ganhos em longo prazo. Para isso, é interessante aplicar algumas variáveis como alteração de carga, de número de séries ou de repetições, além de amplitude de movimentos, quantidades de aparelho ou exercícios no treinamento.

Como exemplo, façamos o seguinte cálculo: imagine se há um ano você praticasse apenas 20 minutos de qualquer exercício, duas vezes por semana, e que nesse exercício por dia você gastaria ao total entre o treino e a volta ao repouso 100 calorias. No ano, que tem em média 52 semanas, seriam queimadas 10.400 calorias em 17 horas e 30minutos de exercício físico ao ano!

Já pensou por esse lado? É igual juntar dinheiro, com um pouco a cada dia no final do ano você irá se surpreender! Ou seja, pouco ao longo de um tempo se torna muito e, ao fazer esse esforço seu corpo, sua mente e seu coração agradecem, e até mesmo seu(sua) parceiro(a) ficará agradecido(a) pelo desempenho em determinados momentos!

Agora, atenção: para um melhor resultado, não hesite em procurar um profissional de educação física habilitado no CREF e que esteja em constante atualização para lhe ajudar.

Robson Santos é bacharelado em Educação Física, personal trainer, personal kids e palestrante do projeto Criança Ativa. Também é membro do WTTC Team – MasterMinds em Coaching e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas.

SIGA-NOS NO Google News