Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: experiências positivas fidelizam aspirantes a uma vida ativa

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 21 de julho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: experiências positivas fidelizam aspirantes a uma vida ativa

O primeiro passo para fidelizar um aspirante a uma vida ativa, ou seja, trazer para a prática regular de atividade física alguém que não é tão disposto ao fazê-la, é recheá-lo de experiências positivas. Para essa nada fácil missão, o trabalho desempenhado pelo profissional de educação física é fundamental.

Bem verdade, temos experimentado um crescimento na busca por um estilo de vida mais saudável, o que provocou o aumento na demanda pelo serviço de personal trainer, assim como o da oferta de profissionais, também ampliando a competitividade no segmento. O cenário de maior concorrência, então, traz um desafio aos educadores físicos do país: como fidelizar seus alunos e se destacar no mercado?

O personal trainer precisa ter em mente que, ao montar um programa de treinamento, independentemente do objetivo – emagrecimento, fortalecimento muscular ou outro qualquer – deve fazê-lo de modo que gere experiências muito positivas para cada cliente, respeitando seus interesses, idades, preferências e limitações, com a intenção de fidelizá-lo.

A maneira do profissional conseguir isso é atualizar-se constantemente através de cursos, de forma a conhecer novas técnicas de treinamentos. Também é essencial investir em marketing digital e, tão importante quanto, entender o perfil psicológico do aluno, pois isso facilitará o trabalho de alcançar as necessidades e objetivos de cada um de seus clientes.

O mercado está cada vez mais exigente e o educador físico precisa acompanhar esse crescente grau de exigência. O profissional deve, claro, entender dos conhecimentos técnicos. Mas, deve, igualmente, entender de pessoas. Vale lembrar que cada pessoa reage de uma forma diante de uma rotina de treinamento, e por isso ocorre a necessidade de individualizar o treinamento.

O número de personal cresce a cada ano no país. De acordo com a Sociedade Brasileira de Personal Trainers, em 2014 já eram cerca de 85.000 profissionais. E junto com esse aumento, também entraram na rota de concorrência os aplicativos de treinamento, cada vez mais modernos e completos.

Se a tecnologia veio para ficar e o número de educadores físicos tende a seguir em alta, o profissional que almeja se destacar no mercado precisa se reinventar. Aquele que não tenha o hábito de se atualizar, corre perigo. Poderá perder clientes que possivelmente mudarão de treinador ou recorrerão aos programas de treinamento físicos encontrados na web.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News