Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: como elevar a carga em exercícios de musculação de forma segura

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 06 de setembro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: como elevar a carga em exercícios de musculação de forma segura

Elevar a carga em treinos de força é o objetivo de muito praticantes de musculação. Mas como podemos fazer isso de maneira segura, com o risco mínimo de lesões?

Para responder a essa questão, é preciso saber que, antes de alterar a carga, é preciso aprender a realização dos exercícios corretamente. Dito isso, a mudança de esforço num mesmo exercício pode se dar através de diferentes possibilidades. Entre elas, a maior amplitude de movimento, com a realização de movimentos completos, a velocidade e cadência na execução do movimento, a ordem dos exercícios e até mesmo o tempo de descanso entre séries e exercícios.

Se a ideia é realmente elevar a carga, procure fazê-la logo nos primeiros exercícios, para se ter uma musculatura com maior capacidade de contração, com força e que se encontra ainda descansada. Evite tentar fazer essa tática no final do treino, pois os músculos já se encontram cansados, sem a capacidade máxima de força, o que poderia trazer riscos de lesão.

Com relação às outras mudanças, há algumas orientações. Na alteração de amplitude, dando como o exemplo o supino reto, digamos que na sua carga normal você realiza o exercício com o movimento até encostar a barra no peito, ao elevar a carga realize o movimento pela metade até se adaptar. Com o tempo, você pode ganhar amplitude, descendo até novamente fazer o exercício com a barra encostando no peito.

Outro detalhe é o tempo de descanso no exercício. Você pode aumentar a carga e manter a amplitude. Mas aí deverá dar um tempo maior de descanso entre as séries, diminuindo novamente o intervalo após se adaptar à nova carga.

Se você não quer mudar nada disso, ainda poderá diminuir a quantidade de repetições no exercício. Por exemplo, se faz 12 repetições, diminua para oito e com a sua evolução, elevará a quantidade com a sua melhora na resposta do exercício.

Para esclarecer todas essas possibilidades e decidir por qual é mais indicada para você, procure um profissional de educação física habilitado no CREF, que esteja em constante atualização. Ele dará as orientações e lhe ajudará para um melhor resultado e para a sua saúde.

Robson Santos - Robson Santos é bacharelado em Educação Física, personal trainer, personal kids e palestrante do projeto Criança Ativa. Também é membro do WTTC Team – MasterMinds em Coaching e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas.

SIGA-NOS NO Google News