Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 18 de Junho de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: 6 alimentos que inibem ou amenizam os sintomas da TPM

Mundo Fitness

Ativo.com - 30 de maio de 2024 - 11:00

Mundo Fitness: 6 alimentos que inibem ou amenizam os sintomas da TPM

A TPM é uma fase meio desagradável para as mulheres. A alteração hormonal que antecede o período menstrual desperta ansiedade, alteração de humor, inchaço, acúmulo de toxinas, cólicas, dores nos seios, acne, insônia e fome excessiva e por aí vai.

Entretanto, a alimentação pode ajudar a controlar os sintomas para quem sofre muito com a TPM. O Ativo.com conversou com a nutricionista Bruna Pavão, que listou 6 alimentos (ou grupo de alimentos) para ajudar as mulheres.

Além de citar os alimentos e explicar seus benefícios, Bruna indica que o consumo deve ser feito ao longo de alguns meses para se notar os efeitos sobre o corpo. “Tentar manter uma rotina balanceada, com uma dieta adequada, garantindo a hidratação, praticando atividades físicas e com uma quantidade de horas de sono adequada também ajudam durante a TPM”, acrescenta Bruna.

6 alimentos que aliviam os sintomas da TPM
Chocolate

O mais tradicional. Uma das muitas alterações hormonais que acontecem na TPM é a queda de serotonina (hormônio do bem-estar).

Para produzir a serotonina nesse período, o corpo precisa de uma substância chamada triptofano, que é encontrada no chocolate.

Não é em qualquer tipo de chocolate que encontramos a substância. Os chocolates que utilizam açúcar branco e têm menor teor de cacau não são os mais indicados.

Os que não utilizam açúcar, ou usam o açúcar mascavo, como o chocolate amargo, têm uma concentração de nutrientes bem maior por ser mais puro. Até mesmo os nibs de cacau é outra opção mais saudável para conseguir auxiliar na produção de serotonina.

Hidratação
Garantir que a hidratação seja feita de maneira correta, bebendo muita água para evitar qualquer tipo de inchaço e para que o corpo elimine todas as toxinas produzidas nesse período.

Além da água, o chá de hibisco, principalmente, e o chá de cavalinha auxiliam a não reter líquido. Mas o cuidado com o excesso é essencial –o ideal é consumir até duas xícaras por dia e é importante evitar adoçar os chás.

Vegetais mais escuros
Espinafre, acelga, escarola e a couve possuem mais nutrientes e são ricos em magnésio, auxiliando na prevenção, alívio das cólicas e no relaxamento muscular.

Para mulheres que costumam correr e treinar durante o período pré-menstrual, optar por estes alimentos garante o relaxamento muscular, alívio da dor e ajuda na prática esportiva.

Nuts
Em quantidade controlada, ajudam na redução das cólicas, inchaço e nas dores sentidas nas mamas, que ficam mais doloridas e sensíveis durante a fase. Aposte nelas nos intervalos entre as refeições maiores.

Alimentos fontes de fibras
Grãos, cereais, e alimentos integrais como o arroz integral, auxiliam para melhorar o funcionamento do intestino, evitando inchaço, prisão de ventre — sempre combinados com uma boa hidratação.

Além disso, estes alimentos controlam o teor de açúcar no sangue. Ou seja, garantem maior sensação de saciedade, evitando a sensação de fome descontrolada, o que ocorre em muitas mulheres durante a fase.

Frutas vermelhas
Morangos, amoras e berries contêm muitos antioxidantes. Muitas mulheres acabam ficando com a pele mais oleosa e com muitas espinhas. Com isso, as substâncias presentes nessas frutas ajudam a manter a manutenção da pele.

SIGA-NOS NO Google News