Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS suspenderá segunda dose da vacina BCG

Agência do Rádio - 29 de maio de 2006 - 10:20

A partir de junho, o Sistema Único de Saúde vai suspender a aplicação da segunda dose da vacina BCG, em crianças entre 6 e 10 anos de idade. A vacina é indicada para prevenir formas graves da tuberculose. A recomendação foi feita pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. Mas no caso das pessoas que moram com pacientes portadores de hanseníase, será mantida a recomendação da aplicação das duas doses. Nesse caso, a BCG reduz a probabilidade de elas contraírem o bacilo de Hansen, o causador da doença. A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Luiza de Marilac, diz que a decisão foi acertada com o respaldo de vários estudos.

"O Programa Nacional de Imunizações, juntamente com o Comitê Técnico Assessor em Imunizações, que é constituído de especialistas conceituados na ára de imunizações discutiu nesse ano de 2006 uma série de estudos internacionais, estudos recentemente feitos no Brasil, que foram publicados em 2005 e agora em 2006 também foram levantados dados, analisados, apreciados, discutidos e daí tomou-se a decisão de não fazer mais a segunda dose da vacina BCG e continua o acompanhamento de estudos que ainda estão em andamento e outros estudos que venham ainda a ser feitos sobre a efetividade da vacina."

A segunda dose da vacina BCG foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde em 1995, com o objetivo de prolongar ou reforçar a imunidade, principalmente, de crianças em idade escolar ao período da adolescência ou de jovens adultos. Mas, em 2004 a OMS rea valiou a orientação e retirou a recomendação da segunda dose dessa vacina. Isso porque estudos comprovam que ela não aumenta a imunidade já adquirida com a primeira dose.

De Brasília, Kelly Beltrão

SIGA-NOS NO Google News