Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Monitoramento da ferrugem asiática será aperfeiçoado

Rede Rural - 03 de junho de 2006 - 08:58

A criação de grupos regionais para o monitoramento da ferrugem asiática e a obrigatoriedade da observância de um intervalo, denominado de vazio sanitário, de 90 dias entre a colheita e o próximo plantio da soja, são as principais medidas aprovadas num encontro, realizado em Brasília, para estruturação do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.

Já para a próxima safra, os estados terão que definir calendários de plantio respeitando o vazio sanitário, única forma de evitar a multiplicação do fungo. O manual operativo do programa será concluído durante os trabalhos do 4º Congresso Brasileiro de Soja em Londrina, no Paraná, que deverá ocorrer de 5 a 9 de junho próximo.

O encontro reuniu representantes de 10 Secretarias de Agricultura dos estados, da área de pesquisa agrícola e de setor produtivo, além de técnicos do Ministério da Agricultura. Segundo André Peralta, do Departamento de Sanidade Vegetal, cada estado produtor de soja terá um grupo regional integrado por produtores, pesquisadores, representantes de órgãos de defesa vegetal, de distribuidores de insumos e de entidades de informação meteorológica, que avaliarão condições climáticas e a presença ou não da praga em cada região.

As informações por eles coletadas serão gerenciadas num fórum nacional constituído pelo consórcio antiferrugem, composto por especialistas e representantes de vários órgãos nacionais.

SIGA-NOS NO Google News