Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro da Saúde premia hemofílicos

Agência da Saúde - 18 de abril de 2006 - 07:29

O ministro da Saúde, Agenor Álvares, participou hoje, às 10h, em Brasília (DF), da cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Desenhos de Pacientes com Hemofilia, realizado pela Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. A premiação acontece no Dia Internacional do Hemofílico, comemorado nesta data.

O concurso é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e a Federação Brasileira de Hemofilia e tem o objetivo de valorizar as ações sociais desenvolvidas nos estados. A partir do tema "Ser feliz é...", mais de 140 pessoas de todo o país, distribuídas em cinco categorias, enviaram desenhos.

Os vencedores foram: Eduardo Augusto Marcon, nove anos, morador do Paraná (1º lugar geral); André Luiz Wolf, oito anos, morador do Paraná (1º lugar categoria 6 a 9 anos); Rherysson Soares Pinheiro, 10 anos, morador do Maranhão (1º lugar categoria 10 a 15 anos); Thiago Ribeiro de Lima, 20 anos, morador do Rio Grande do Sul (1º lugar categoria 16 a 21 anos); Paulo Pedro da Silva, 37 anos, de São Paulo (1º lugar categoria acima de 21 anos).

Os vencedores receberam placas de premiação. O primeiro lugar geral, além da placa, ganhou um quadro de seu desenho. A solenidade de premiação também contou com uma exposição, no Ministério da Saúde, dos 12 trabalhos selecionados para a final. Todos esses desenhos ilustrarão o calendário do ano de 2007 da Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados.

Hemofilia - A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária, de gravidade variável, decorrente da deficiência quantitativa ou qualitativa dos fatores VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B) da coagulação. Pacientes com hemofilia são dependentes da infusão do fator deficiente (VIII ou IX) para estancar os eventos hemorrágicos que ocorrem espontaneamente, após traumas ou cirurgias.

SIGA-NOS NO Google News