Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mel será incluído na merenda das Escolas Públicas de MS

11 de maio de 2006 - 12:32

As escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul terão que incluir o mel no cardápio da merenda escolar. A Lei Estadual nº 3.173 de 27 de dezembro de 2005, torna obrigatória a inclusão de mel no lanche escolar em toda a Rede Pública de Ensino. //Atualmente a cadeia que envolve a produção de mel ainda precisa se estruturar para atender a demanda.

A lei já está em vigor, e a única experiência no Estado é em Dourados. O engenheiro agrônomo Osvaldo Souza Carbonari, dono de um apiário, revela que o município usa o mel nas escolas e creches há quatro anos, um consumo em média de 3.600 kg/ano. Contudo não é exigido certificado de qualidade, nem análise do produto fornecido. Ele explica que o certificado é importante para filtrar o mel de baixa qualidade e barrar os falsificadores.
Nas escolas o mel é fornecido em sachê e nas creches em potes.

Como em muitos casos o mel ainda é produzido de forma artesanal, os produtores precisam se adequar, /já que o produto terá que chegar nas escolas processado. “Para que o mel seja processado é necessária uma inspeção estadual ou municipal e são pouquíssimos apicultores que têm esse registro. Assim, vamos trabalhar para conseguir que um maior número de apicultores seja legalizado”, comenta o secretário-executivo da Câmara Setorial de Apicultura do Estado, Ricardo Peruca.

A Secretaria Estadual de Educação, com ajuda de nutricionistas, auxilia as escolas na elaboração dos cardápios, mas cada escola é que compra os alimentos de acordo com a realidade e costume da região/. O Coordenador
Estadual de Programas de Apoio à Educação, Ezerral Bueno de Souza, diz que a Secretaria está estudando a viabilização e os recursos disponíveis para a implementação da Lei. “Inicialmente estamos tentando colocar o
mel uma vez na semana, colocando no pão, biscoitos, leite, ou entregando direto um sache de mel puro. Estamos vendo a aceitabilidade dos alunos”, comenta Bueno.

Umas das razões para fazer do mel um consumo regular na alimentação dos alunos é o fato de ser considerado pela Organização Mundial de Saúde como o alimento mais completo que existe para crianças, adultos e idosos, auxiliando na calcificação e crescimento dos ossos, na prevenção de anemias, na proteção do cérebro e do fígado e no desenvolvimento da inteligência.



Dourados News

SIGA-NOS NO Google News