Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Marrom: significado da cor, curiosidades e ideias de decoração

Descubra mais sobre a cor marrom, suas características e como usá-la na decoração de ambientes

Corttex - 07 de maio de 2021 - 13:00

A cor da terra, daquilo que traz segurança e estabilidade, mas que também pode ser considerada a cor da sujeira, do velho e do antiquado. Quando se fala na cor marrom é preciso considerar os dois lados da moeda, afinal essa cor é repleta de significados, ora positivos, ora negativos e, dependendo do modo como for usada pode se tornar o sucesso ou o fracasso da decoração.

Para você ter uma ideia do tamanho da ‘encrenca’, o marrom é a cor mais detestada em todo o mundo, chegando a obter 20% de rejeição entre ambos os sexos. Sem dúvidas, é uma cor difícil de agradar. Mas nem tudo está perdido para o marrom, ainda há salvação.

Por isso, se você gosta da cor e deseja utilizá-la na sua casa, esse post está repleto de dicas e inspirações que irão te mostrar que é possível sim usar o marrom sem ser cafona ou antiquado. Confira abaixo tudo sobre a cor marrom e como usá-la na decoração:

Significado da cor marrom
O marrom está associado à natureza, ao conforto e a simplicidade. Também é a cor que nos liga ao que vem da terra, trazendo estabilidade e confiança. Só que o marrom também pode indicar conservadorismo, coisas velhas e ultrapassadas, resultando em uma cor cheia de moralismo. No Feng Shui, técnica chinesa milenar de harmonização de ambientes, o marrom é, ainda, a cor da prosperidade e estabilidade material.

Marrom: significado da cor, curiosidades e ideias de decoração

Efeitos físicos e psicológicos da cor marrom
Por conta de todas essas características, o marrom acaba sendo a cor que mais provoca efeitos de sobriedade, maturidade, responsabilidade e segurança.

Contudo, a cor também é uma ótima aliada quando a intenção é promover o conforto e o clima aconchegante e rústico ligado à natureza. Talvez seja essa a principal razão da cor ser tão utilizada em projetos rústicos. Vale lembrar, inclusive, que o marrom é a cor da madeira, principal material desse tipo de decoração.

Tonalidades de marrom
O marrom é uma cor terciária resultada da combinação entre as três cores primárias – azul, vermelho e amarelo. Essa mistura faz com que existam desde os tons mais claros aos mais escuros de marrom, bem como tonalidades frias e apáticas até tons quentes e vivos.

Existe atualmente cerca de cem variedades diferentes de marrons. Um dos mais conhecidos e utilizados, especialmente na decoração, são os tons de bege.

Marrom: significado da cor, curiosidades e ideias de decoração

Há pouco tempo atrás, a Pantone, marca responsável pelo sistema de cores mais utilizado no mundo, realizou uma pesquisa para determinar a cor mais feia do mundo. E adivinhe qual foi a escolhida? A tonalidade 448C, ou seja, um tom de marrom esverdeado. O tom repulsivo chegou a ser usado em embalagens de cigarro na França, Irlanda, Austrália e Reino Unido com o objetivo de afastar os fumantes do produto.

Como usar o marrom na decoração
Dentro do círculo cromático, o marrom e suas variantes aparecem entre o vermelho e o amarelo, chegando a ocupar um certo espaço na paleta dos tons verdes.

Dessa forma fica fácil de imaginar como o marrom pode ser usado na decoração. Em propostas onde o objetivo é trazer conforto e acolhimento vale apostar na combinação entre o marrom e as cores quentes que o acompanham. Mas para algo mais sóbrio e ponderado, aposte no uso do verde, especialmente os tons mais fechados. A dupla ainda pode ser usada com o objetivo de caracterizar um ambiente com as cores da natureza.

Marrom: significado da cor, curiosidades e ideias de decoração

O marrom é considerado uma cor neutra, por isso também se encaixa em decorações de estilo clean, mas sem exageros, principalmente quando usada na proposta tom sobre tom. Outra opção é usar o marrom junto com o branco ou o preto, nesse caso predomina um estilo elegante e sofisticado.

Um detalhe muito importante no uso do marrom na decoração é se atentar para o tipo de material que recebe a cor. Objetos de plástico não se harmonizam bem com o marrom. Prefira madeira, onde o marrom é sua cor natural, mármore e outros materiais mais refinados.

Marrom: significado da cor, curiosidades e ideias de decoração

De: Decor Fácil
Fotos: Corttex
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
Disponível em: https://www.decorfacil.com/marrom/

SIGA-NOS NO Google News