Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mantido sigilo de ex-governdor e de senador do MT

TSE - 17 de maio de 2006 - 16:44

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, em sessão plenária, recurso do Ministério Público Eleitoral que pedia a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-governador do Mato Grosso Dante de Oliveira, do senador Antero Paes de Barros, dos deputados federais Ricarte de Freitas e Laudnir (Lino) Rossi, e do ex-vice-governador José Rogério Salles.

Na ação, movida contra os então candidatos nas eleições de 1998 no Mato Grosso - todos eleitos naquele ano - o Ministério Público considerou "prática de abuso do poder econômico e político" o uso do contrato de publicidade entre a Secretaria de Estado de Comunicação Social e a empresa Associados, Assessoria e Propaganda Ltda (DMD) pelos investigados em suas campanhas. Para apurar suposta ocorrência de fraude, o MP pedia a quebra dos sigilos bancário e fiscal de todos os então candidatos.

O ministro relator, José Delgado, negou procedência ao recurso, no que foi acompanhado pelos demais integrantes da Corte. De acordo com o ministro, o pedido de quebra dos sigilos bancário e fiscal não tinha embasamento no caso específico. Além disso, segundo o relator, os autos do processo não demonstraram "qualquer indício de ilícito".

Na mesma sessão, o Tribunal negou, em decisão unânime, o recurso dos candidatos da "Coligação Unidade Democrática V", que tinha a mesma finalidade que o movido pelo Ministério Público do Mato Grosso. O recurso, que também teve como relator o ministro José Delgado, foi indeferido porque, no entendimento da Corte, um interesse particular não deveria prevalecer sobre o interesse público. Ou seja, embora se tratando de partes diferentes - uma coligação partidária e o Ministério Público - tratava-se do mesmo fato, que a Corte julgara no recurso do Ministério Público, representante dos interesses da sociedade civil.

SIGA-NOS NO Google News