Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mantega volta a falar em mudança no câmbio

Edla Lula/ABr - 23 de maio de 2006 - 07:03

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a afirmar que o governo federal estuda mudanças na legislação de câmbio. Segundo ele, o objetivo das medidas seria auxiliar as indústrias exportadoras. Com a recente alta da cotação do real diante do dólar, fica mais caro para quem mora no exterior comprar as mercadorias produzidas no Brasil. É preciso mais dólares para pagar o mesmo valor em real.

Mas o ministro descartou qualquer interferência no mercado cambial. "Sou totalmente contra medidas exóticas" disse, afirmando que pretende manter o chamado câmbio flutuante, em que a cotação do dólar varia de acordo com as negociações na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

Mantega avalia que a legislação cambial, que teria sido criada na década de 30, está "muito em cima de regras rígidas". Mas, para o ministro, o projeto de lei que trata do assunto no Congresso Nacional é "aberto demais". Por isso, afirma que o governo pretende encaminhar um novo projeto. O ministro falou a jornalistas durante o anuncio do novo secretário de Política Economica, Julio Sergio Gomes de Almeira.

Mantega também comentou, durante a entrevista, que a agitação verificada no mercado financeiro, com alta do dólar e queda na bolsa de valores. Segundo ele, o país está preparado e nao haverá fuga de investimentos. A cotação média das ações de empresas, negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), caiu 3,28%. Com isso, o índice usado pela Bovespa chegou a pouco mais de 3 mil pontos – nível mais baixo desde o dia 9 de abril deste ano.

SIGA-NOS NO Google News